Festa de Santo Antônio atrai mais de 100  mil pessoas em Duque de Caxias - Divulgação
Festa de Santo Antônio atrai mais de 100 mil pessoas em Duque de CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Os festejos em homenagem a Santo Antônio reuniram mais de 100 mil pessoas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O evento para o santo casamenteiro e padroeiro do município durou cinco dias (de 12 a 16 de junho) com uma programação extensa, desde missas até shows de artistas locais.
Santo Antônio é o padroeiro de Duque de Caxias - Divulgação
Publicidade
“Todos os anos eu vou à Santa Missa. Sou devota de Santo Antônio e acredito nos milagres que ele faz. Tenho fé e sempre rezo pela minha família. Hoje, fui à missa, mas depois vou curtir esta festa porque ela é linda. A apresentação das quadrilhas, a ornamentação, as barraquinhas são maravilhosas. Eu adoro canjica. Já é tradição", contou Joana Cardoso, moradora de Santa Cruz da Serra, de 48 anos.

Na Praça do Pacificador, diversas quadrilhas e grupos de músicas se apresentaram e encantaram o público presente. Foram dezenas de atrações em uma parceria com o Sesc. Uma delas foi o Grupo Mala e Cuia que cantou os sucessos “Hoje tem” e “Do jeito que ela Gosta”.
Grupo Mala e Cuia animou o público no Teatro Raul Cortez - Divulgação
Publicidade
“Eu adorei a apresentação deles. Queria ficar dançando sem parar porque tudo aqui está muito legal,” disse a estudante Mariana Lima, de 18 anos.
Padre celebra parceria
Publicidade
Pároco da Catedral de Santo Antônio, Padre Renato Gentili foi só elogios para a organização do maior evento de rua do estado do Rio de Janeiro. Foram mais de 70 barracas instaladas ao longo da Avenida Leonel de Moura Brizola (antiga Presidente Kennedy), que vendem cuscuz, bolo de milho, tapioca, queijo coalho, carne-de-sol, entre outras guloseimas para todos os gostos e paladares.
"A cada ano que passa, a festa fica melhor. Essa festa faz parte da tradição da cidade", disse padre Renato.
Publicidade
Padre Renato celebrou sucesso da festa de Santo Antônio - Divulgação
Marcando presença na festa do padroeiro há 43 anos, Alex, de 82, vende as famosas cocadas e outros doces na Avenida Leonel de Moura Brizola. Para Alex, a festa mudou para melhor:
Publicidade
“A festa está mais cheia e mais organizada. Esse apoio da Prefeitura é muito importante para essa organização.” Disse Alex, que vai sentir saudades da festa. “Todo ano estou aqui e quando acaba fica uma saudade. Espero vender minhas cocadas aqui até os 100 anos", brincou.
Polo da beleza FUNDEC
Publicidade
Polo de Beleza da Fundec atendeu mais de 400 pessoas durante os dias de evento - Divulgação


Em meio a uma intensa movimentação de visitantes, na Praça do Relógio, estava o polo de beleza da Fundec, oferecendo ao público os serviços de manicure, designer de sobrancelhas, corte de cabelo e maquiagem. Durante os cinco dias de evento, mais de 400 pessoas já passaram por lá.
Quadrilhas também animaram o público - Divulgação
Publicidade
“Eu estava passeando com a minha filha, como faço todos os anos e vi o Polo da Beleza. Aproveitei para fazer a sobrancelha e ficar mais bonita para a festa", contou a dona de casa Jayde Melo, de 65 anos, moradora de Belford Roxo.