Peça sobre Joãozinho da Gomeia estreia nesta sexta-feira, em Duque de Caxias - Antonio Dourado/Divulgação
Peça sobre Joãozinho da Gomeia estreia nesta sexta-feira, em Duque de CaxiasAntonio Dourado/Divulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Um dos mais famosos pais de santo do país será tema da peça "Joãozinho da Goméia - de filho do tempo a Rei do Candomblé". A montagem será exibida pela primeira vez em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, cidade onde o babalorixá alcançou poder e fama, a partir desta sexta-feira, 21, no Goméia Galpão Criativo (Rua Dr. Lauro Neiva, nº 32 - Centro de Caxias).
Montagem fica em cartaz até julho na Baixada Fluminense - Antonio Dourado/Divulgação
Publicidade
Figura polêmica, Joãozinho da Goméia era negro, homossexual, artista e apaixonado pelo carnaval. Baiano de Inhambupe, no interior da Bahia, João viu a vida se transformar quando ainda criança foi à cidade de Salvador em busca da cura para uma doença que o atormentava. Iniciou a trajetória religiosa em 1931 e levou a dança dos Orixás para os palcos de teatros de Salvador. Em 1946, mudou para Caxias.
Era considerado um homem a frente do tempo, que não se envergonhava de ser homossexual na homofóbica Bahia do início do século XX, pai-de-santo que afrontava os princípios de que homens não podiam “receber” o Orixá em público, tornando-se famoso pela dança; vestia-se de mulher para brincar carnaval.
Publicidade
Para o autor e diretor do espetáculo, Átila Bezerra, a montagem resgata uma história pouco conhecida, mas de extrema importância para a cultura afro-brasileira.
Pai de santo é considerado um dos mais polêmicos da história do candomblé - Antonio Dourado/Divulgação
Publicidade
“Há 2 anos eu vinha fazendo a performance “Joãozinho”, de aproximadamente seis minutos de duração. O espetáculo começou a ser construído a partir deste trabalho e não poderia nascer em momento mais oportuno. João da Goméia é uma personalidade que nos permite levar pra cena discussões urgentes a cerca do racismo, homofobia e intolerância religiosa, num momento em que o país insiste em retroagir, principalmente, no que diz respeito às questões de direitos humanos”, conta Átila Bezerra.

João foi responsável por enfeitar as festas no terreiro e também é dele a ideia de bolos decorados nas festas de santo. Popularizou a religião atraindo importantes nomes da cultura, da política, de toda a alta sociedade brasileira, que viajavam até a Baixada Fluminense para consultas e orientações com o Babalorixá. Joãozinho da Goméia atraiu também a atenção da imprensa e se tornou responsável pelo crescimento do candomblé no país.
SERVIÇO:
Publicidade

De 21 de junho a 7 de julho
Sextas e sábados às 20h
Domingos às 18h - Local : Goméia Galpão Criativo (Rua Dr. Lauro Neiva, nº 32 - Centro de Caxias)
Duração: 50 min
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Espetáculo sujeito a lotação.
Mais informações: joaozinhodagomeiateatro@gmail.com

FICHA TÉCNICA:
Texto e direção: Átila Bezerra
Com Átila Bezerra
Percussão e figurinos: Drika Rodrigues e Tauana Faria
Iluminação e ambientação: Jon Thomaz
Operador de luz - assistente: Bruno Rangel
Fotografia: Antonio Dourado
Arte: Lucas Bileski
Assistente de produção: Flávia Eloah Barsan