Petrobras poderá demorar até um ano para reajustar os preços dos combustíveis em suas refinariasDivulgação

Duque de Caxias - Duque de Caxias e Magé recebem, no dia próximo dia 27 de julho, às 19h, a jornada de relacionamento Rio de Mãos Dadas pelo Interior, promovida pelos sindicatos filiados à Fecomércio RJ, o Senac RJ e o Sebrae Rio. Liderada pelo Sindicato do Comércio de Duque de Caxias e Magé (Sindivarejo), esta primeira edição nos municípios terá como tema o setor de varejo e irá oferecer palestra e mentorias individualizadas para pequenos e médios empresários.
A iniciativa faz parte do projeto Rio de Mãos Dadas, série de ações que visa incentivar a retomada da confiança da população fluminense e o envolvimento das pessoas em um clima de positividade que permeie este novo ano e ajude a superar o difícil 2020. Para participar, as inscrições podem ser feitas pelo link www.rdmdpelointerior.com.br/varejo-caxias

O Rio de Mãos Dadas pelo Interior tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia e para reativar a potência dos municípios fluminenses impactados pelo longo período de pandemia.

“As ações realizadas pela união da Fecomércio RJ, Sesc, Senac e IFec com o Sebrae Rio vem se fortalecendo e possibilitam oferecer aos empresários do setor do comércio de Bens, Serviços e Turismo eficiência e agilidade nos programas, qualificações e treinamentos sob medida para suas necessidades. Em especial nesse período de enfrentamento à pandemia do Coronavírus, o Rio de Mãos Dadas reforça nossos objetivos de apoiar os empresários e a retomada econômica, fundamentais para gerar qualidade de vida e bem-estar à sociedade”, enfatiza o presidente da Fecomércio RJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Para o presidente do Sindivarejo, Alexandre Pereira de Souza Netto, a inciativa é uma oportunidade de orientar empresários da região a impulsionar seus negócios com planejamento:

“Neste momento em que avistamos a retomada dos negócios, os empresários precisam estar atentos às mudanças do cenário econômico e às transformações de consumo. Acredito que uma iniciativa do porte do Rio de Mãos Dadas pelo Interior, com palestras de especialistas e mentorias gratuitas, seja muito positiva para alavancar o crescimento de micro e pequenos empresários da região, de forma planejada e estratégica para lidar com os desafios.”

Em Duque de Caxias e Magé, o tema abordado será “Convivendo ainda com a pandemia: o que fazer para sobreviver a 2021”. O evento digital contará com palestra do Embaixador de Varejo do Senac RJ, Luiz Antonio Secco, sócio diretor da Azov Consultoria e Educação. Em seguida, os participantes poderão participar de uma mentoria individual com o especialista pela plataforma Zoom. Os 20 primeiros interessados poderão fazer a mentoria gratuitamente.

Após essa consultoria, os participantes passarão por uma pós-mentoria, em que haverá apresentação do diagnóstico e encaminhamento para as soluções e melhorias necessárias. Entre essas soluções estão o encaminhamento para cursos do Senac RJ, a realização de consultorias do Sebrae Rio ou mesmo a contratação do serviço de consultoria da Azov.

“A crise acelerou muitos processos dentro dos pequenos negócios e a economia começa a apresentar recuperação, graças ao empreendedorismo. O empresário precisa entender que o cliente de hoje é muito diferente de antes do início da pandemia. Ele passou a exigir mais da empresa, quer uma rápida entrega e ser exclusivo. O empreendedor precisa estar preparado para os novos tempos e adquirir o conhecimento necessário para chegar ao cliente final. Essa parceria com várias entidades permitirá fazer um trabalho integrado, com foco nas capacitações mais apropriadas para esse público”, explica o gerente de Atendimento do Sebrae Rio, Leandro Marinho.

Lançado em março no município de Petrópolis, o Rio de Mãos Dadas pelo Interior já teve edições em Teresópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Três Rios, Volta Redonda, Angra dos Reis, Valença, Itaperuna. Outras 17 regiões do estado recebem o projeto, inicialmente em plataforma digital. Serão abordados os setores do Varejo, Gastronomia, Turismo, entre outros.

Além das mentorias, o Senac RJ irá oferecer posteriormente na região, por meio do Sindivarejo, 60 vagas gratuitas voltadas para o comércio em cursos profissionalizantes pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que atende a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.