Após mais de um ano de pandemia, Brasil enfrenta lentidão na vacinação, fura-filas e politização da pandemiaDivulgação

Duque de Caxias - Nesta quinta-feira (16/09), a Prefeitura de Duque de Caxias promove vacinação com a primeira dose para os grupos formados por adolescentes de 12 a 17 anos (com ou sem deficiência) e para os adultos, a partir dos 18 anos de idade. Na Vila Rosário, no segundo distrito, a Secretaria Municipal de Saúde estará com o “Busão da Vacina”, realizando vacinação contra a covid e testagem, em parceria com a Fiocruz. O município segue também com a primeira dose para gestantes, puérperas e lactantes (acima de 12 anos).

Confira quem pode e onde vacinar nesta quinta-feira (16), em Duque de Caxias:

* Busão da Vacina na Vila Rosário:
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fiocruz – Fundação Instituto Osvaldo Cruz, promove uma ação de saúde com testagem e vacinação contra a Covid-19, voltada prioritariamente para os moradores da Vila Rosário, no segundo distrito. A atividade contará com a presença do ‘Busão da Vacina’, a unidade móvel da SMSDC, disponibilizando a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com idade a partir de 18 anos. A vacinação e testagem acontecem, das 9h às 13h, na Av. São Bento, n° 20 (em frente ao Posto dos Bichinhos), na Vila Rosário.

* Primeira Dose para adolescentes de 12 a 17 anos (Com ou sem Deficiência):
A primeira dose para adolescentes, com ou sem deficiência e com idade de 12 a 17 anos, acontece em oito pontos de vacinação. Para receber a imunização é obrigatório que o adolescente apresente comprovante de residência e documento de identificação. A apresentação da carteira de vacinação também é importante. Para esses jovens será aplicado, exclusivamente, o imunizante da Pfizer que, até o momento, é a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A vacinação acontece para pedestres, das 8h às 12 horas, nos seguintes locais:
- Hospital Municipal Duque
- CER IV
- UPH Xerém
- UPH Imbariê
- UPH Pilar
- UPH Saracuruna
- UPH Campos Elíseos
- UPH Equitativa

* Primeira Dose para 18 anos ou mais:
Para receber a primeira dose é obrigatória a apresentação de comprovante de residência e documento de identificação com CPF e foto. A vacinação para pedestres, das 8h às 12h, nos seguintes locais:
- ESF Jardim Olimpo
- ESF Parada Angélica
- ESF Parque Eldorado
- ESF Jardim Gramacho IV
- ESF Calundu
- UBS Barão do Amapá

* Primeira Dose para Gestantes, Puérperas e Lactantes:
O município segue com a aplicação da primeira dose para Gestantes, Puérperas e Lactantes. A idade para que as gestantes possam receber a vacina contra a covid-19 passou para a partir de 12 anos. A vacinação acontece, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no CMSDC- Centro Municipal de Saúde (Av. General Gurjão – Centro) e no CRAESM de Xerém (Rua 25 de Agosto – Vila Santa Alice – Xerém). As gestantes e puérperas devem apresentar o laudo médico do obstetra. As lactantes devem apresentar comprovação. Nos três casos é obrigatória, ainda, a apresentação de documento de identificação com CPF e comprovante de residência.

* Faltosos de segunda dose de Coronavac, Astrazeneca e Pfizer:
A repescagem para os faltosos da segunda dose acontece nas unidades de saúde onde receberam a primeira dose. A repescagem também acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no Centro Municipal de Saúde – CMSDC (Av. General Gurjão, Centro). É obrigatória a apresentação do cartão de vacinação e documento de identificação com CPF.