Sebrae Rio realizará evento para pequenos negócios entrarem no mercado internacionalReprodução/Pexels
"Segundo dados do Ministério da Economia, nos últimos cinco anos (de 2016 a 2020) a participação do número de MPE nas exportações cresceu 47,5%. O mercado internacional é portanto, uma alternativa promissora para quem quer expandir seus negócios e atingir novos clientes. A participação do Brasil no comércio internacional oscila entre 0,9% e 1,3% ainda muito inexpressiva para quem é a oitava economia do mundo, demonstrando que há uma grande oportunidade de conquista de novos mercados pelos produtos e serviços brasileiros", explica Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.
Durante os três dias de evento, os empresários poderão ter acesso a informações estratégicas sobre o mercado internacional, tendências, perfil de consumo, a inovação como fator competitivo, captação de recursos nacionais e internacionais, oportunidades de negócios, transformações nos meios de pagamento eletrônico e os requisitos para vender para o mercado externo, além da participação de empresários que contarão suas experiências no mercado internacional.
Micro e pequenas empresas exportadoras
De acordo com o Sebrae Rio, atualmente, das 25 mil empresas do país que exportam, 9,5 mil são de pequeno porte. Apesar dessa participação significativa em número de empresas, as micro e pequenas exportadoras são responsáveis por menos de 1% dos valores negociados.
Segundo levantamento do Ministério da Economia, em 2020, as micro e pequenas empresas que mais exportaram estão concentradas nos segmentos de máquinas e equipamentos, produtos de metal, químicos, vestuário e têxteis, entre outros.
Pequenos negócios exportadores do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro possui excessiva concentração de mercados de destino de suas exportações, com 47% do valor para a China e 21% para os Estados Unidos, ainda conforme o Sebrae Rio. As exportações no estado são também concentradas em petróleo, com mais de 70% do volume de negócios em 2019 entre óleo bruto e subprodutos diretos.
"Outros produtos produzidos no estado possuem potencial para competir no mercado internacional. O empreendedor precisa olhar todas as oportunidades para sua empresa crescer, melhorar sua competitividade, e alcançar novos clientes nos mercados doméstico e internacional. Para investir nesta estratégia, o empreendedor precisa de informação, planejamento e ação", reforça Miriam.
Programas internacionais do Sebrae
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