Firjan IEL realizará evento gratuito e on-line para pequenas e médias empresasReprodução/Pexels
"Ainda existe um déficit de entendimento de como as pequenas empresas aplicam critérios ESG na prática. É importante para a PMEs o alinhamento às exigências ESG a fim de conseguir entrar na cadeia produtiva dessas grandes companhias", explica Maria Isabel Oschery, gerente de Conteúdo e Inovação Empresarial da Casa Firjan e da Firjan IEL.
Nomes como Rachel Maia, membro do conselho consultivo da Unicef Brasil; Sonia Favaretto, pioneira em ODS pelo Pacto das Nações Unidas; Rosana Avolio, diretora de Relações com Investidores da Braskem e Paulo de Castro, Sócio-fundador da Cerveja Praya estão confirmados para o "Seminário Executivo A importância do ESG para pequenas e médias empresas".
Na oportunidade, os especialistas farão uma abordagem didática a fim de expor uma visão global e local do tema. Os painéis abordarão desde como uma grande indústria, já madura em ESG, aborda oportunidades na relação com os fornecedores PMEs de sua cadeia produtiva até a implementação dos critérios ESG em PMEs, mostrando as certificações mais relevantes.
Sócio-fundador da Cerveja Praya, Paulo de Castro, vai levar a experiência da empresa na adoção desses critérios, como a implementação de uma relação clara de transparência com os colaboradores e um guia de boas práticas.
"Empresas que priorizam essas iniciativas de forma séria e certificada, além dos benefícios óbvios junto ao meio ambiente, colaboradores e sociedade, gastam menos com gestão de crise e têm mais tempo para pensar em como ser melhor para o mundo. Na Praya, implementamos desde o primeiro dia, o que nos ajudou a evoluir e crescer de forma sólida e acelerada", conta.
Publicação inédita
"Fruto do Grupo de Trabalho Empresarial (GTE) ESG da Firjan, a publicação tem o objetivo de auxiliar e orientar o empresariado a adotar a pauta ESG em seu dia a dia, de forma a atender os anseios de uma sociedade que cada vez mais valoriza as questões ligadas ao ambiente, à sociedade e à governança corporativa", esclarece Marcos Saltini, coordenador do GTE e diretor de relações governamentais e institucionais da VW Caminhões.
Relacionamento com fornecedores na gestão ESG, informações orientativas sobre a agenda ESG como um novo padrão de mercado, apresentação de conceitos, critérios, métricas de avaliação e cases, também integram a publicação que estará disponível para consulta a partir do dia 15 deste mês.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.