Setor de serviços foi o que mais retomou as vagas perdidas durante a pandemiaReprodução

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), indicam que o mercado de trabalho está voltando a aquecer no Rio. De acordo com o órgão o estado do Rio recuperou aproximadamente 8 em cada 10 postos de trabalho perdidos após o início da pandemia, se tornando o terceiro estado brasileiro que mais empregou no país.

Segundo os índices apresentados, o mercado de trabalho fluminense iniciou o segundo semestre de 2021 em alta, com um saldo positivo de 18.773 empregos formais no mês de julho.
O setor de serviços é o maior gerador de empregos formais na economia privada do estado do Rio de Janeiro em 2021, com um total de 44.776 vagas, seguido pelo setor da indústria (12.464) e do comércio (10.202).
Em conjunto, o setor do comércio, serviços e turismo representa 69% dos empregos gerados entre janeiro e julho de 2021 no estado. Vale destacar que o Rio de Janeiro foi, em julho, pela terceira vez consecutiva, o terceiro estado a mais criar empregos no país. Sendo assim, é válido afirmar que quando o setor está em alta, todo o mercado de trabalho do Rio de Janeiro é estimulado.