O presidente Jair Bolsonaro (PL) AFP

Se, às véspera das Eleições de 2018, os opositores ao presidente Jair Bolsonaro evitavam citar seu nome em publicações para não aumentar sua presença nas redes sociais, a estratégia foi deixada de lado. É o que mostra o índice de relevância dos presidenciáveis nas mídias digitais. Desenvolvido pela Cortex, o levantamento mostra o candidato do PL sendo mais citado que seus adversários nas redes sociais e nos veículos de comunicação. Entretanto, o que chama a atenção é que o atual presidente tem mais menções na bolha progressista, que é contrária ao seu discurso, o que claramente indica uma rejeição.
Entre os dias 1º a 10 de agosto, o índice monitorou os quatro principais presidenciáveis. De acordo com o levantamento, Lula segue em segundo lugar, com uma diferença de 2,9 pontos. Porém, em análise qualitativa, Lula tem mais menções ao seu nome na bolha progressista, a mesma em que está sua audiência, o que mostra uma maior aceitação.
O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece em terceiro lugar durante todo o período analisado, apresar de apresentar um pequeno desvio de audiência ao ser citado pela bolha conservadora. Em último lugar aparece a candidata do MDB, Simone Tebet, que também apresenta um pequeno desvio de audiência, sendo citada por progressistas, enquanto seu público está na bolha de centro.