Cônsul do Brasil em NY, afirmou que 'pessoas com o e-título chegaram e saíram em 15 minutos'Reprodução

Mato Grosso do Sul - Um jovem, 22, foi preso após passar supercola nas teclas da urna eletrônica de uma seção eleitoral, neste domingo, 2, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O eleitor conseguiu deixar o local de votação antes de ser descoberto, mas depois foi preso pela Polícia Federal pouco depois de ter voltado para casa. O homem foi identificado como Gabriel Scherer da Costa.

O crime foi identificado pelo eleitor que estava na fila atrás dele e percebeu que havia algo de errado com as teclas da urna no momento em que foi votar. Após o ocorrido, o aparelho precisou ser substituído pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), o que gerou filas de mais de 30 minutos no local. A urna foi encaminhada para perícia. 

Até esta manhã, o TRE-MS informou que precisou substituir 10 urnas eletrônicas no Mato Grosso do Sul e fazer ajustes em outras 13, que registraram problemas com o papel, bobina ou reinicialização. Em todo o estado, 8.088 mil urnas foram preparadas para estas eleições. Desse número, 6.912 foram separadas para votação e 1.176 para contingência, ou seja, para substituição daquelas que apresentarem defeitos durante a votação.

Urnas substituídas

O TSE informou neste domingo, que, até o meio-dia (12h), foram substituídas 1.420 urnas eletrônicas por problemas apresentados no aparelho em todo o Brasil. O montante representa 0,27% do total. Às 9h30, a Corte informou que havia substituído 401 urnas.

Ao todo, o TSE tem 472.075 urnas ativas em seções eleitorais e outras 63.185 de reserva para eventuais problemas. Segundo o TSE, a taxa de substituição ficou por volta de 1,5% nas eleições anteriores. Mais de 156 milhões de eleitores participaram deste primeiro turno das Eleições 2022.

Casos de polícia

Além disso, a Polícia Federal (PF) já fez 39 flagrantes neste domingo de eleição. Segundo o boletim, já foram seis inquéritos policiais instaurados. Veja outros números:
- Inquéritos Policiais Instaurados: 06
- Inquéritos Policiais Instaurados a partir de flagrante: 06
- Termos Circunstanciados de Ocorrência: 37
- Flagrantes em andamento: 39
- Conduzidos: 313
- Apreensões: R$ 159.723,00

Até o momento, a Polícia Federal já registrou 96 procedimentos de polícia judiciária, sendo 20 de propaganda de boca de urna e 30 de divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.