Politica - Eleiçoes 2022 - Movimentaçao para votaçao na Escola Municipal Rinaldo de Lamare, em Sao Conrado, zona sul do Rio, proximo a Rocinha. Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - O primeiro turno das eleições foi marcado por filas longas em diversos locais de votação ao redor do país. Neste domingo, eleitores reclamaram da demora para chegar às urnas, citando dificuldades como problemas na identificação pela biometria, além de criticarem a organização das seções eleitorais realizada pelos mesários.
"Estava muito lenta a fila, e tinha muita gente para a seção. Normalmente não fica assim, nunca enfrentei uma fila tão grande", disse Danielle Regina, que vota no mesmo colégio municipal da Tijuca, na Zona Norte do Rio, há 20 anos. "Fiquei uma hora e meia na fila para votar", completou.
A biomédica de 36 anos contou que chegou a presenciar certo tumulto após a presidente de sua seção definir que daria prioridade apenas aos eleitores com mais de 80 anos. "Tinha muito idoso, então (ela) não queria colocar acima dos 60 porque iria ficar muita gente. E todos os idosos reclamando muito", relatou.
Sem biometria cadastrada, Danielle não soube definir o motivo exato que causou a demora. "Não percebi nenhum problema técnico. Achei as pessoas da mesa um pouco lentas, mas não sei dizer se foi exatamente isso. Não sei se aumentaram o número de pessoas na seção. Só sei que foi a maior fila de todas e não diminuía, demorava muito", afirmou.
Nas redes sociais, internautas divulgaram outros relatos sobre as longas filas que enfrentaram para conseguir votar nos candidatos a deputado federal e estadual, senador, governador e presidente da República. "Isso é uma vergonha, a fila longa para votar. Aí vem o fiscal e fala que a urna está quebrada e não tem horas para arrumar. Parece que não querem que a gente vote", detonou Carlos Macete, em postagem no Facebook.
Em Niterói, Solange Mattos filmou seu local de votação, denunciando uma espera de até quatro horas para chegar à única urna que atendeu duas seções diferentes. "Pau tá quebrando", disse ela, em vídeo. "Seções mal organizadas (...). Uma bagunça só, e demora de horas", desabafou Solange na legenda de outra postagem na qual registrou o tumulto no espaço.
A jornalista Vanessa Riche usou o Instagram para compartilhar um vídeo sobre a "saga" até conseguir votar. De acordo com a apresentadora, foram 3h30 na fila, estando acompanhada pelos dois filhos pequenos. "Muita briga, muita confusão, muito tumulto", comentou ela, no registro.
"Em São José dos Campos, interior de São Paulo, três escolas na Zona Sul da cidade estavam com problemas na identificação da biometria. Gerando atrasos e demora. Mais de uma hora pra votar", contou um homem identificado apenas como Marcelo. "Fui votar e desisti, mais tarde eu volto, um calor pra cada sol e uma fila que nunca vi, parece proposital a demora e os problemas que estão tendo com biometria", acrescentou outro internauta chamado Caio.
Confira: