Documento pode ser baixado no portal do TSE ou pelo aplicativo e-TítuloMarcello Casal Jr/Agência Brasil

O eleitor pode voltar a emitir a certidão que comprova estar quite com as obrigações eleitorais. A informação foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral, nesta segunda-feira, 10. A emissão ficou suspensa na semana posterior ao primeiro turno das eleições, de 3 a 9 de outubro.
O documento pode ser baixado no portal do TSE e dos tribunais regionais eleitorais, ou pelo aplicativo e-Título - veja o passo a passo ao final da matéria. A emissão ficará suspensa novamente, de 31 de outubro a 7 de novembro, após o segundo turno de votação.

Sem estar quite com a Justiça Eleitoral, o eleitor pode ficar impedido de se inscrever em concurso ou de tomar posse em cargo público, por exemplo. Quem já tem emprego público pode ficar sem receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, entre outras vedações. A emissão de passaporte também exige a regularidade eleitoral, embora não seja necessário apresentar a certidão.

Para ficar quite é preciso ter votado em todas as eleições passadas ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio de multas.

Passo a passo 
Para emitir a certidão basta entrar no portal do TSE e, no menu à direita, clicar em Quitação Eleitoral, na aba Todos os Serviços. Em seguida, é só preencher alguns dados pessoais e emitir a certidão, que é sempre gratuita. O TSE alerta que alguns sites aplicam golpes e cobram pelo serviço, violando o Código de Defesa do Consumidor.

No e-Título, basta clicar em Minhas Opções e depois em Quitação Eleitoral. A certidão aparecerá automaticamente caso tudo esteja regular.