Por rafael.arantes
Espanha - Lionel Messi, do Barcelona, terminou a temporada na liderança da classificação de jogador com o melhor rendimento dos principais campeonatos nacionais europeus, de acordo com ranking divulgado nesta terça-feira. O pódio da premiação, criada pela fábrica de lubrificantes Castrol, contou com o argentino, seguido pelo português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e o uruguaio Luis Suárez, do Liverpool.
O melhor brasileiro da lista foi Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, que ficou em 19º, seguido por Dante, do Bayern de Munique, 20º. Curiosamente, os quatro melhores brasileiros são zagueiros. O melhor jogador ofensivo no ranking é Diego Costa, do Atlético de Madrid, que aparece no 40º lugar.
Messi é o líder do ranking de rendimentoEfe

Apesar das lesões no fim da temporada, Messi se destacou intensamente no Campeonato Espanhol, a ponto de ter marcado gols em 21 partidas consecutivas da competição, entre os dias 11 de novembro de 2012 e 5 de maio de 2013. Além disso, Messi superou os rivais na efetividade cara a cara com o gol, anotando 35,4% dos chutes realizados.

Publicidade
Isso o coloca como o jogador com o melhor índice de acerto entre os 13 jogadores que marcaram pelo menos 20 gols nesta temporada. Nenhum jogador dos cinco melhores campeonatos europeus analisados conseguiu superar a quantidade de gols do argentino (46) e do português (34) durante a temporada 2012/2013.
No ranking, o espanhol Sergio Ramos, do Real Madrid foi o 14º, se tornando o melhor ranqueado entre os defensores. Já Mesut Özil, também da equipe da capital espanhola, foi o 24º, sendo o primeiro entre atletas de meio-campo.