Maracanã restrito: CBF estabelece máximo de quatro partidas por mês

Primeiro semestre de 2014 contará com apenas quatro partidas realizadas mensalmente no estádio. Razão é preservar o palco da final do Mundial

Por elisa.souza

Rio - De olho na Copa, o Campeonato Carioca pode sofrer algumas adversidades em 2014. Segundo a determinação da CBF emitida à Ferj, Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, apenas quatro partidas poderão acontecer no Maraca no primeiro semestre do ano que vem. A medida visa a preservação do estádio que vai receber a final do Mundial do Brasil.

A média de um jogo por semana preocupa o presidente da Ferj, Rubens Lopes, que ainda não pensou em como irá alocar os jogos do Estadual.

"O comunicado que nós recebemos hoje (segunda-feira) da CBF é este, um jogo por semana. Vamos pensar como resolver esta equação, já que têm jogos quarta e domingo e no final de semana. São Januário seria uma alternativa, mas a PM parece que não permite por conta da conduta do Vasco no Ministério Público, além do Engenhão estar fechado. Vamos reunir os clubes para discutir o problema", disse ele, em entrevista concedida à Rádio Tupi.

Palco da Copa do Mundo será preservado em 2014 e receberá apenas quatro partidas mensais no primeiro semestreCarlos Moraes / Agência O Dia

Não se sabe ainda se foi a Fifa que determinou o número de partidas permitidas. O presidente considera a determinação arbitrária, mas admite que uma briga entre torcidas poderia prejudicar as condições do Maracanã.

"A CBF encaminhou como uma determinação esta ordem de quatro jogos por mês. Eu não sei de onde brotou este número quatro, já que poderiam ser três, cinco... Efetivamente, eu não sei isso. Todos os outros estádio que foram criados para a Copa do Mundo tiverem jogos regularmente e não houve nenhum dano. Não acho que cinco, seis, sete jogos podem causar qualquer dano. Claro que se houver uma briga grande entre torcidas isto pode acontecer. Em relação ao gramado, o sistema de manutenção tem que ser bom. Não acho que mais de quatro jogos possam causar algum dano ao gramado", disse.

O Campeonato Carioca não será o único torneio a reivindicar o uso do estádio no primeiro semestre já que, classificado para a Libertadores, o Flamengo também precisará utilizar o Maraca. Além de ainda existir a possibilidade de classificação para o Botafogo que, sem o Engenhão, tem no estádio sua primeira opção para realizar suas partidas, caso se classifique.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia