Rio - O Bangu pretende recorrer à Fifa para ter reconhecido como título mundial o Torneio Mundial de Nova Iorque de 1960. Na ocasião, o time do Rio enfrentou clubes importantes como Nice, Bayern de Munique e Sporting. O Departamento Jurídico do clube já está agindo na coleta de documentos históricos.
Para servir de marco para esse objetivo, o Bangu vai homenagear um dos maiores atletas que já passaram por Moça Bonita: Ademir da Guia. Ídolo também do Palmeiras, o ex-meia vem de uma seleta família de banguenses. Filho de Domingos da Guia, ele estará no Rio de Janeiro no próximo dia 17 para o lançamento da camisa retrô de 1960. A tarde de autógrafos ocorrerá a partir das 17h no Barra Shopping.
Na ocasião, nos Estados Unidos, o Divino foi eleito o melhor jogador do torneio num time recheado de craques, como o goleiro Ubirajara e o zagueiro Zózimo.
"A homenagem é para o Ademir, mas também para representar a importância da família Da Guia na história do Bangu e do futebol brasileiro. Esta homenagem é feita em cima de uma camisa histórica, a que representa o título do Torneio Mundial de Nova Iorque de 1960. Foi uma competição bem parecida com a Copa Rio de 1951 e 1952, em que Palmeiras e Fluminense brigam até hoje para o reconhecimento junto à Fifa", disse Daniel Tavares, diretor de marketing do clube, que também revelou:
"Conosco não será diferente. Buscaremos o reconhecimento desta façanha porque foi um torneio de cunho intercontinental em que participaram clubes importante como Nice, Bayern de Munique, Sporting, dentre outros. A função desta camisa é simbolizar a importância da família Da Guia e da expressiva conquista do clube", completou.