Infantino, presidente da Fifa - AFP
Infantino, presidente da FifaAFP
Por AFP

Rússia - Para garantir a segurança dos torcedores que viajarão à Rússia durante a Copa do Mundo, as autoridades russas anunciaram nesta segunda-feira a criação de uma "polícia turística", uma maneira do país melhorar sua deteriorada imagem no exterior.

O anúncio foi feito pelo ministro do Interior, Vladimir Kolokotsev, e tem como objetivo mudar a imagem da polícia russa tanto fora como dentro do próprio país.

Os agentes policiais russos têm a fama de realizar controles de identidade aleatórios e demorados no meio da rua ou recorrer a táticas autoritárias para conter manifestações pacíficas.

A Rússia também vem tentando construir uma imagem de um país aberto e acolhedor, apesar do recente aumento de tensões diplomáticas com o ocidente.

"Estas unidades serão formadas por agentes do ministério do Interior que falam várias línguas. Caso necessário, será feita uma formação extra", explicou o porta-voz da polícia, Irina Volk.

Esta política começou nos Jogos Olímpicos de Sochi-2014 e continuou durante a Copa das Confederações, em junho do ano passado.

A pouco mais de dois meses para o início da Copa (14 de junho-15 de julho), as autoridades querem garantir que torcedores das 32 seleções participantes se sintam seguros e bem acolhidos na Rússia.

A polícia turística estará posicionada ao redor dos estádios e das 'fan-zones' das onze cidades-sede a partir de 25 de maio, concluiu Irina Volk.

Você pode gostar