O Corinthians Feminino é lider do Grupo 02 do Paulistão e estreará no Brasileirão nesta quarta-feira - Divulgação/Corinthians
O Corinthians Feminino é lider do Grupo 02 do Paulistão e estreará no Brasileirão nesta quarta-feiraDivulgação/Corinthians
Por O Dia

São Paulo - Em mais uma medida criativa para lutar contra o machismo constante na sociedade, e no esporte, o Corinthians Feminino vai estampar frases machistas da internet nas suas camisas nos jogos contra o São Francisco - BA, pelo Campeonato Brasileiro, e Taubaté, pelo Paulistão, nos dias 25 e 28 de abril, respectivamente.

Para promover a ação, o time publicou um vídeo nas redes sociais onde as jogadoras leem frases machistas publicadas em sites de esporte, no Twitter e no Facebook. "Futebol feminino é horrível, as atletas parecem estar perdidas dentro de campo", diz Alline Calandrini, zagueira da equipe. O clube também publicou, após o vídeo, um tweet dizendo "#RespeitaAsMinas".

Além de combater o preconceito, o clube propõe que empresas interessadas em ajudar nessa luta estampem suas marcas sobre as frases para patrocinar o time e apagar o preconceito. "As atletas do Corinthians vão jogar com essas frases nas camisas para que as empresas patrocinem o time e cubram essas frases com suas marcas. Quando uma marca investe no futebol feminino ela silencia o machismo no esporte", diz o Corinthians no vídeo.

Resposta da torcida

Os comentários após a postagem do vídeo foram positivos, em geral, no entanto, a maioria foi feito por torcedoras mulheres. "É de iniciativas como essas que o futebol feminino precisa. Só falar sobre não muda o quadro, é preciso ação! Vlw, Timão! Não para, não para, não para!", escreveu uma. "Que orgulho desse time", disse outra. "Isso é Corinthians, já quero uma camisa dessas", afirmou mais uma torcedora.

A luta Corinthiana

Esta está longe de ser a primeira ação corintiana na luta pela igualdade e o respeito entre os sexos. Na véspera do Dia Internacional da Mulher, em março deste ano, o time masculino jogou com o espaço principal da camisa preenchido com a frase "Respeita as Minas" no jogo contra o Mirassol, pelo Paulistão. Além disso, distribuiu tatuagens temporárias de "Não é Não" aos torcedores.

O Corinthians Feminino estreará no Brasileirão diante do São Francisco-BA, nesta quarta-feira, às 17h30, na Arena. Já no sábado, dia 28, a partida será contra o Taubaté, às 15h, pela sexta rodada do Paulistão, no Estádio do Canindé. O clube lidera o Grupo 02 com 12 pontos - quatro vitórias em quatro jogos.

Você pode gostar