Pelé - BENEDIKT VON LOEBELL / AFP
PeléBENEDIKT VON LOEBELL / AFP
Por O Dia

Rio - Maior jogador da história do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, prestou depoimento nesta terça-feira (5) na 7ª Vara Federal Criminal, no Rio. Testemunha de defesa de Carlos Arthur Nuzman, ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Rei do Futebol disse ter conhecido Lamine Diack, um dos membros do COI suspeitos de vender o seu voto para que o Rio fosse escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

"Lembro que era do Senegal, apaixonado pelo Brasil, pelo futebol, pelo Pelé. Tive oportunidade de conhecer". No entanto, Pelé, que não é é investigado no caso, afirmou desconhecer qualquer "negociata". "Pode ter sido em particular, comigo não", afirmou.

Pelé saiu em defesa do ex-presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. O Rei do Futebol falou sobre o trabalho realizado para que a cidade brasileira fosse escolhida para sediar os Jogos.

"Às vezes falava que, como eu sou, (da cidade) de Três Corações, ia pegar mais um (coração meu) porque a gente tem que trabalhar junto". Pelé teria respondido: "Estou contigo e não abro".

A presença de Pelé no depoimento fez com que o juiz Marcelo Bretas, que conduziu a audiência, e advogados de defesa fizessem vários elogios ao ex-jogador, considerado o maior atleta do Século.

"É uma honra falar com o senhor", diz o juiz ao ex-jogador. "Quero reiterar minha admiração. Como o péssimo jogador que sempre fui, o senhor sempre foi uma referência. Um alvo, quem sabe, que pudesse ser atingido. Um prazer falar com o senhor".

A audiência foi encerrada em clima de piada. O oficial de Justiça pede o número do CPF de Edson Arantes do Nascimento. Ele diz que não se lembra o CPF do Edson, só o do Pelé. Bretas pediu ainda que Pelé ajude a trazer "o caneco" em alusão à Copa do Mundo da Rússia.

Você pode gostar