O peruano Paolo Guerrero recorre à justiça suíça, mas tem pedido de efeito suspensivo negado - Ricardo Duarte  /Internacional
O peruano Paolo Guerrero recorre à justiça suíça, mas tem pedido de efeito suspensivo negadoRicardo Duarte /Internacional
Por O Dia

Peru - Paolo Guerrero está fora dos gramados até conseguir resolver sua situação junto à justiça suíça. Isso porque a liminar que o permitia jogar futebol foi suspensa na última semana. Para tentar recorrer a decisão, o peruano viajou para Lima a fim de tentar jogar suas últimas cartas para voltar a atuar.

O atacante decidiu tentar a sorte na Suíça para se defender. Os advogados de Guerrero estão alinhando os detalhes finais de sua defesa para fazer com que ele possa voltar a jogar. Anteriormente, o jogador já havia recorrido ao presidente do Peru Martín Vizcarra em busca de apoio para a empreitada jurídica na Suíça e, na época, o atleta conseguiu um efeito suspensivo para disputar a Copa do Mundo e para continuar defendendo o Flamengo após a competição.

A linha de defesa não foi divulgada, mas os advogados pretendem desqualificar a prova colhida no processo. Com isso, a intenção é dizer que a substância ingerida pelo atleta foi proveniente de um chá servido pelo hotel que abrigava a seleção peruana em Buenos Aires antes da partida contra a Argentina pelas Eliminatórias da Copa. Caso seja aprovada, a tese do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) de ter sido negligência por parte do jogador é afastada. A pena para situações como essa é rígida e pode ser de suspensão de até dois anos.

Na época, Guerrero abriu processo contra o estabelecimento e, segundo fontes próximas, o hotel estaria próximo de assumir a responsabilidade pelo ocorrido.

A ideia dos advogados do atleta é de conseguir diminuir a punição do peruano. Atualmente, a pena vai até abril, data que a temporada já estaria encerrada e faz com que Guerrero não consiga sequer vestir a camisa do Internacional em 2018. O clube está observando o jogador para dar suporte caso seja necessário.

A defesa de Guerrero já esgotou as possibilidades ao entrar com recurso na Justiça Comum da Suíça, sendo a última instância possível, acima até mesmo das esferas do direito desportivo. Após a suspensão da liminar que permitia o atacante jogar futebol, resta apenas a decisão final do recurso já protocolado no país. O julgamento do caso está previsto para dezembro.

 

 

 

Você pode gostar