Comentarista de arbitragem do Grupo Globo parabeniza movimentos antirracistas: Me dá esperança'

Para ele, racismo no futebol só vai mudar quando negros ocuparem cargos de chefia

Por O Dia

Paulo Cesar de Oliveira
Paulo Cesar de Oliveira -
Rio - O ex-árbitro e agora comentarista do Grupo Globo, Paulo Cesar de Oliveira elogiou as manifestações antirracistas que estão sendo pauta ao redor do mundo. No programa "A Regra é Clara", do Seleção Sportv, o comentarista de arbitragem disse que os movimentos pela morte de George Floyd trazem esperança.
"O combate do racismo é um compromisso que todos nós temos que assumir, não só os negros. Eu gostaria de elogiar e parabenizar as manifestações ocorridas em todo o mundo, com uma participação muito grande dos brancos e de povos de todas as raças. Isso me dá uma esperança. Apesar de saber que o sistema como um todo levará décadas para que a gente tenha uma sociedade mais justa e mais igualitária, os passos que estão sendo dados me trazem uma esperança de que a nossa sociedade pode ser modificada", disse PC de Oliveira.
Para ele, o racismo no esporte só sofrerá uma "mudança efetiva" quando negros começarem a ocupar cargos de chefia.
"Em relação ao esporte, a gente só vai ter uma mudança efetiva quando a gente tiver negros no processo decisório, fazendo parte dos comitês das entidades esportivas. Enquanto a regra estiver só no papel e não termos negros envolvidos na liderança, acho que vai ser muito difícil mudar a situação, mas eu tenho esperança", completou.

Comentários