Rivalidade entre Fla e Palmeiras cresceu por causa das disputas de título
 - Gilvan de Souza
Rivalidade entre Fla e Palmeiras cresceu por causa das disputas de título Gilvan de Souza
Por HUGO PERRUSO
O Campeonato Brasileiro enfim tem início, com uma série de adaptações à nova realidade em meio à pandemia do coronavírus. Devido aos protocolos de segurança, estádios vazios e estágios de preparação diferentes de cada equipe, a competição pode ficar um pouco mais imprevisível, mas será difícil não seguir a nova ordem do futebol brasileiro, protagonizada por Flamengo e Palmeiras, com o Grêmio logo atrás.
O título de 2019 com uma campanha avassaladora (90 pontos) pode ser o início de uma nova era de domínio, mas por enquanto a única certeza é que o Flamengo assumiu um lugar cativo no G-6 do Campeonato Brasileiro, assim como seu principal rival nos últimos dois anos, o Palmeiras. Os dois são os únicos clubes a figurar entre os seis primeiros (o que garantiria vaga na Libertadores atualmente) nas últimas quatro edições da competição.
Publicidade
Desde que o Brasileiro passou a ser disputado por 20 clubes nos pontos corridos, além de Flamengo e Palmeiras, somente São Paulo (tricampeão em 2006, 2007 e 2008, além de terceiro lugar em 2009) e o Cruzeiro (entre 2007 e 2010) conseguiram se manter tanto tempo no topo seguidamente. 
Na nova ordem desde 2016, o Palmeiras por enquanto tem melhores resultados (dois títulos, um vice e um terceiro lugar)  do que o Flamengo (campeão em 2019, vice em 2018, terceiro em 2016 e sexto em 2017). Mas os cariocas são os favoritos para 2020.
Publicidade
"O que a gente quer é não falar em hegemonia, mas em crescimento. Queremos continuar crescendo. Consequentemente vão vir as vitórias, os campeonatos, e aí a hegemonia vai ser algo normal. A gente pensa no próximo jogo", disse Willian Arão.
Além de cariocas e paulistas, o Grêmio também tem se fixado no que pode ser chamado de nova elite do Brasileiro. Campeões da Libertadores em 2017, os gaúchos ficaram em quarto lugar do Brasileiro nos últimos três anos e se mantém fortes na briga em 2020. Com três presenças no G-6 (2019, 2017 e 2016), o Santos, em grave crise financeira, não começa o campeonato como uma das forças de 2020.
Publicidade
A questão financeira, inclusive, tende a ser o diferencial nos novos tempos. Em relatório divulgado recentemente pelo banco Itaú BBA,  dos oito primeiros do Brasileiro de 2019, sete eram os clubes com maior receita recorrente na temporada. Com isso, clubes mais saudáveis financeiramente, como Flamengo e Grêmio, ou com forte aporte de patrocinador, caso do Palmeiras, se firmem no topo cada vez mais a cada ano. A ver se na prática isso será confirmado quando a bola rolar. 
Cariocas mal
Publicidade
Nas últimas quatro edições de campeonato Brasileiro, enquanto Flamengo e Palmeiras estiveram sempre no G-6, outros sete clubes se revezaram entre os seis primeiros: Athletico-PR, São Paulo e Atlético-MG (duas vezes); Botafogo, Cruzeiro, Corinthians, Internacional (uma vez).
Mesmo com grande rotatividade no G-6, os outros cariocas ficaram longe. Desde 2016, quando o Botafogo foi quinto lugar, somente o Flamengo foi o representante do Rio entre os melhores do Brasileiro.  O Vasco, que jogou a Série B naquele ano, conseguiu um sétimo lugar em 2017 e o Fluminense, no máximo, foi 12º em 2018.