Despedida do Rei PeléAFP

São Paulo - O velório de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, realizado na Vila Belmiro durou 24 horas. Apesar disso, alguns nomes importantes do futebol brasileiro não se fizeram presentes. Nenhum jogador da seleção brasileira, o treinador Tite, ou integrante da equipe pentacampeã na Copa do Mundo de 2022 se fez presente. As ausências geraram críticas dos torcedores nas redes sociais.
O cerimonial contou com a presença de autoridades importantes do esporte como o presidente da Fifa, Gianni Infantino, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Além disso, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve presente na manhã desta terça-feira, na Vila Belmiro.
Após o encerramento da cerimônia, que é aberta ao público, o corpo será levado em cortejo fúnebre até o canal 6 (Avenida Joaquim Montenegro) onde mora a mãe de Pelé, Celeste Arantes, com o trajeto feito na ida pelo canal 2 e praia e retorno pela praia até o Canal 1, até chegar ao Memorial Necrópole Ecumênica, para o sepultamento, reservado a familiares.

A previsão é de que o corpo chegue ao cemitério às 12h e a cerimônia comece às 14h. Ele será enterrado no mausoléu que fica no primeiro andar do Memorial, homologado há mais de 20 anos como o mais alto cemitério do mundo.

Pelé morreu na última quinta-feira, 29. Seu atestado de óbito apontou insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon como causas da morte. Ele lutava contra o câncer de cólon havia mais de um ano.