Ramon Menezes foi escolhido pela CBF para comandar a seleção no amistoso contra MarrocosLucas Figueiredo/CBF

Rio - Quase três meses após a eliminação na Copa do Mundo do Catar, a seleção brasileira se prepara para o início de um novo ciclo, com a sensação de que só iniciará de verdade quando a CBF definir um novo treinador. Enquanto isso não acontece, o interino Ramon Menezes convocará, nesta sexta (3), os jogadores que irão participar do amistoso com Marrocos, em Tânger, no dia 25 deste mês. Com isto, surge-se a possibilidade de surpresas pintarem na primeira lista pós-era Tite.
Campeão Sul-Americano Sub-20 invicto, Ramon Menezes foi o escolhido pela CBF para comandar a Seleção no primeiro amistoso do ciclo da Copa do Mundo de 2026, enquanto a entidade ainda busca o novo treinador. Nomes como o do italiano Carlo Ancelotti e o do português Abel Ferreira estão entre os cotados para substituir Tite, cujo contrato encerrou em 2022.
Ramon possui carta branca da entidade para convocar os jogadores que desejar e, por ter muita experiência comandando a Seleção de base, não será surpresa caso algum jovem destaque apareça na lista para o duelo com Marrocos, como Andrey, do Vasco, Vitor Roque, do Athletico-PR, André, do Fluminense e João Gomes, do Wolverhampton.
Além disso, outro nome que pode pintar na convocação é o de Raphael Veiga. Na última quinta-feira (2), o apresentador Neto cravou, durante o programa "Os Donos da Bola", que o jogador do Palmeiras será um dos meio-campistas chamados pelo treinador interino.
No entanto, um ponto chama a atenção dos torcedores na convocação desta sexta: a possibilidade de alguns jogadores que atuam no Brasil não serem chamados. O duelo com a seleção africana cai em uma data marcada pela reta final de alguns estaduais, como o Campeonato Carioca. Os jogadores que atuam na Europa, por outro lado, não seriam tão prejudicados, já que o confronto será depois das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.
Ramon Menezes convoca a seleção brasileira nesta sexta-feira (3), às 11h, em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O amistoso com Marrocos está marcado para o dia 25, às 19h (horário de Brasília), no Estádio IBN Batouta, na cidade de Tânger.
*Reportagem do estagiário Gabriel Orphão, sob supervisão de Hugo Perruso