Pep GuardiolaAFP

Arábia - Em entrevista concedida, nesta quinta. véspera da final do Mundial de Clubes, Josep Guardiola minimizou a idade avançada de jogadores do elenco do Fluminense. O treinador do Manchester City criticou a matéria do jornal inglês "Telegraph", que comparou o Tricolor a uma equipe de ex-jogadores, e exaltou a qualidade de Marcelo.
"Idade é apenas um número para mim. O que importa é a sua performance. Pelo que vi de Marcelo, um dos melhores laterais esquerdos da história do futebol, ele ainda está em bom nível. E comentários como esse são um pouco desrespeitosos", afirmou.
Ao analisar a qualidade do elenco do Fluminense, Guardiola citou clubes derrotados pelo Tricolor, mas acabou escorregando na nacionalidade de algumas equipes. 
"Conheço exatamente o talento e a qualidade do Fluminense e o que ele pode do. Já venceram times da Argentina, da Colômbia e do Uruguai. Conheço meus jogadores e os respeito pelo que fazem", disse.
Na campanha do título da Libertadores, o Fluminense derrotou adversários da Bolívia, Peru, Paraguai e Argentina. A última vez que o clube carioca passou por um rival colombiano foi em 2022, quando eliminou o Millonarios, na pré-Libertadores. A última vitória do Fluminense sobre um clube uruguaio foi em 2019, sob o comando do próprio Fernando Diniz, quando derrotou o Peñarol, pelas oitavas de finais da Sul-Americana.