Fluminense foi derrotado pelo Manchester City na final do Mundial de ClubesAFP

O Fluminense perdeu a final do Mundial de Clubes para o Manchester City nesta sexta-feira (22) pelo placar de 4 a 0. Com a derrota, o Tricolor entrou em uma longa lista de clubes da América do Sul que perderam para equipes europeias na decisão da competição.

No novo formato do Mundial de Clubes, que será válido até a atual edição, os clubes sul-americanos venceram apenas três das 12 decisões contra equipes europeias. Desses vencedores, todos são brasileiros, entretanto, nenhum do Rio de Janeiro.

Confira abaixo todas as finais do Mundial de Clubes disputadas entre uma equipe da América do Sul e da Europa:

2005: São Paulo 1 x 0 Liverpool
Rogério Ceni foi o principal nome da final entre São Paulo e Liverpool - Kazuhiro Nogi / AFP
Rogério Ceni foi o principal nome da final entre São Paulo e LiverpoolKazuhiro Nogi / AFP

A primeira final de um Mundial de Clubes entre um clube sul-americano e europeu aconteceu em 2005, e terminou com a vitória de uma equipe da América do Sul. O São Paulo venceu o Liverpool na decisão pelo placar de 1 a 0, com o gol sendo marcado pelo volante Mineiro. Além do triunfo e do título inédito, o jogo ficou marcado pela defesa história de Rogério Ceni na batida de falta de Gerrard, que ficou marcada para o torcedor são paulino.

2006: Internacional 1 x 0 Barcelona
Internacional, de Alexandre Pato, venceu o Barcelona, de Iniesta, em 2006 - AFP
Internacional, de Alexandre Pato, venceu o Barcelona, de Iniesta, em 2006AFP

A segunda final entre um brasileiro e um europeu também terminou com uma vitória de um clube do Brasil. Nessa ocasião, o Internacional, que contava com nomes históricos como Fernandão e Alexandre Pato, venceu o Barcelona, comandado por Ronaldinho e Iniesta, por 1 a 0. Adriano Gabiru, que havia saído do banco de reservas, foi o autor do gol do título colorado.

2007: Milan 4 x 2 Boca Juniors
Milan, de Kaká, venceu o Boca Juniors na final de 2007 - Junko Kimura / AFP
Milan, de Kaká, venceu o Boca Juniors na final de 2007Junko Kimura / AFP
O primeiro triunfo de uma equipe europeia aconteceu em 2007, na goleada do Milan sobre o Boca Juniors pelo placar de 4 a 2. Aos 21, o clube italiano abriu o placar com o atacante Inzaghi, porém, dois minutos depois, os xeneizes empataram com Palacio. Nesta, aos 50, e o brasileiro Kaká, aos 61, voltaram a colocar os Rossoneros na frente e Ledesma fez mais um gol aos 67 para deixar os argentinos na briga pelo título. Entretanto, Inzaghi novamente balançou as redes e garantiu a conquista para o Milan.

2008: Manchester United 1 x 0 LDU
A LDU foi derrotada pelo Manchester United na decisão do Mundial de 2008 - Reprodução
A LDU foi derrotada pelo Manchester United na decisão do Mundial de 2008Reprodução
Em 2008 ocorreu a única final disputada por um clube do Equador. A LDU, que venceu a Libertadores daquele ano ao vencer o Fluminense nos pênaltis na final, foi derrotado pelo Manchester United naquela decisão de Mundial pelo placar de 1 a 0. O gol do clube inglês, que contava com nomes como Cristiano Ronaldo e Tévez, foi marcado pelo atacante Rooney, aos 73 minutos de jogo.

2009: Barcelona 2 x 1 Estudiantes
O Barcelona venceu o Estudiantes na final do Mundial de 2009 - Reprodução
O Barcelona venceu o Estudiantes na final do Mundial de 2009Reprodução
O primeiro dos três títulos mundiais do Barcelona ocorreu em 2009, quando o clube catalão venceu o Estudiantes, da Argentina, pelo placar de 2 a 1. Quem abriu o placar, entretanto, foi o time argentino, com o atacante Boselli, que teve passagem pelo Brasil com a camisa do Corinthians. Entretanto, aos 89 minutos, Pedro fez o gol do empate que levou a partida para a prorrogação. Lá, Messi, aos 110, balançou as redes e garantiu a primeira conquista intercontinental da história do Barcelona.

2011: Barcelona 4 x 0 Santos
Messi foi o principal nome da partida, com dois gols marcados - AFP
Messi foi o principal nome da partida, com dois gols marcadosAFP

O segundo título do Barcelona voltaria a acontecer dois anos depois, e com grande estilo. O clube catalão goleou o Santos, que contava com Neymar e Paulo Henrique Ganso, pelo placar de 4 a 0. Os "Blaugranas" abriram 3 a 0 ainda no primeiro tempo, com Messi, Xavi e Fábregas. Na segunda etapa, o argentino voltou a balançar as redes e garantiu a segunda conquista para o Barcelona.

2012: Corinthians 1 x 0 Chelsea
Corinthians foi o último sul-americano campeão do Mundial de Clubes - AFP
Corinthians foi o último sul-americano campeão do Mundial de ClubesAFP
O último clube sul-americano a vencer o título mundial foi o Corinthians, que, em 2012, triunfou sobre o Chelsea por 1 a 0. Em um jogo onde o goleiro Cássio fez, discutivelmente, seu melhor jogo na carreira, Paolo Guerrero foi o autor do gol que garantiu o segundo título do Mundial de CLubes para o Alvinegro Paulista.

2014: Real Madrid 2 x 0 San Lorenzo
Real Madrid conquistou seu primeiro título do Mundial de Clubes em 2014 - AFP
Real Madrid conquistou seu primeiro título do Mundial de Clubes em 2014AFP
Em 2014, Marcelo, do Fluminense, ganharia seu primeiro título mundial com a camisa do Real Madrid. A conquista foi alcançada na vitória por 2 a 0 do clube merengue sobre o San Lorenzo. O zagueiro Sergio Ramos e o ponta Gareth Bale fizeram os gols que trouxeram a taça do Mundial de Clubes para a Espanha.

2015: Barcelona 3 x 0 River Plate
Barcelona, de Messi, venceu o River Plate, de De la Cruz, em 2015 - AFP
Barcelona, de Messi, venceu o River Plate, de De la Cruz, em 2015AFP

O Barcelona venceu seu terceiro e último título do Mundial de Clubes em 2015, quando venceu o River Plate pelo placar de 3 a 0. Messi fez o primeiro gol do clube catalão, enquanto Luís Suárez fez os dois últimos dois tentos que garantiram mais uma conquista mundial para o clube catalão.

2017: Real Madrid 1 x 0 Grêmio
Cristiano Ronaldo foi o autor do gol do título do Real Madrid na final com o Grêmio - AFP
Cristiano Ronaldo foi o autor do gol do título do Real Madrid na final com o GrêmioAFP
Em 2017, foi a vez do Grêmio desafiar o todo-poderoso Real Madrid na final do Mundial de Clubes. Entretanto, o clube gaúcho acabou derrotado pelos merengues pelo placar de 1 a 0. Cristiano Ronaldo, em cobrança de falta, foi o autor do gol do terceiro título do Mundial de Clubes para o Real.

2019: Liverpool 1 x 0 Flamengo
Flamengo acabou derrotado para o Liverpool na final do Mundial de 2019 - AFP
Flamengo acabou derrotado para o Liverpool na final do Mundial de 2019AFP
O Flamengo competiu sua segunda final de uma competição intercontinental contra o Liverpool em 2019, 38 anos depois da conquista rubro-negra da taça intercontinental. O resultado, dessa vez, terminou contra o clube carioca. Em um jogo muito equilibrado, os "Reds" triunfaram sobre o Flamengo pelo placar de 1 a 0. O brasileiro Roberto Firmino, na prorrogação, foi o autor do gol do título.

2021: Chelsea 2 x 1 Palmeiras
Palmeiras, de Rony, foi derrotado pelo Chelsea, de Thiago Silva, na prorrogação da final de 2021 - AFP
Palmeiras, de Rony, foi derrotado pelo Chelsea, de Thiago Silva, na prorrogação da final de 2021AFP
A penúltima vez que um clube sul-americano enfrentou um europeu na final do Mundial de Clubes foi em 2021, quando o Chelsea venceu o Palmeiras pelo placar de 2 a 1 em um jogo muito equilibrado. Os ingleses abriram o placar com Lukaku, aos 55 minutos de partida. Entretanto, de pênalti, Raphael Veiga empatou o jogo e o levou para a prorrogação. Lá, Havertz, também em uma penalidade, deu números finais à decisão e garantiu o título aos "Blues".
2023: Manchester City 4 x 0 Fluminense
Fluminense perdeu para o Manchester City por 4 a 0 na final do Mundial de 2023 - AFP
Fluminense perdeu para o Manchester City por 4 a 0 na final do Mundial de 2023AFP
A derrota mais recente da história de um clube sul-americano em uma final de Mundial de Clubes aconteceu nesta sexta-feira (22), quando o Manchester City goleou o Fluminense pelo placar de 4 a 0. Álvarez abriu o placar, Nino fez contra após chute de Foden, que marcou o terceiro, e novamente o argentino deu números finais.