O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 anunciou, nesta quinta-feira (8), o design das medalhas que serão distribuídas para os atletas neste ano. A grande novidade é que cada uma delas possui uma peça central de ferro hexagonal de 18 gramas que já fez parte da Torre Eiffel.
Abram alas para as medalhas de #Paris2024! As preciosas já estão entre nós!
Todas as medalhas possuem um pedaço real do ferro original da Torre Eiffel afixado no centro - tal qual uma pedra preciosa. São lindas demais! pic.twitter.com/TREvyTSUKG
Os pedaços da torre foram retirados durante as obras de reforma, no século XX, e preservados. Para as medalhas, as peças foram gravadas com a logomarca dos Jogos de Paris.
"Ao colocar fragmentos da Torre Eiffel no centro de suas medalhas, Paris 2024 espera deixar aos atletas uma memória inesquecível dos Jogos, de Paris e da França", explicou o Comitê, em nota oficial.
Na parte de trás das medalhas olímpicas estão Nike, a deusa da vitória, o Estádio Panatenaico de Atenas, local onde as Olimpíadas foram retomadas em 1896, e a Acrópole. Para os Jogos de Paris, a Torre Eiffel foi adicionada em frente à Acrópole.
Os Jogos Olímpicos terão início no dia 26 de julho e a expectativa é de mais de duzentos países representados. Até o momento, o Brasil tem 150 vagas conquistadas, mas ainda serão disputados mais de cem campeonatos pré-olímpicos nos próximos meses.
Já os Jogos Paralímpicos serão realizados algumas semanas depois das Olimpíadas, a partir do dia 28 de agosto. O Brasil também já garantiu dezenas de vagas para a competição, e a expectativa é que mantenha o status de potência mundial na disputa. Nas últimas quatro edições, atletas brasileiros colocaram o país no Top10 do quadro de medalhas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.