Mikel Arteta é o técnico do ArsenalFoto: Oli Scarff/AFP

A implantação do cartão azul, prevista para ser testada na Copa da Inglaterra feminina e masculina, já vem movimentando os profissionais que trabalham com o futebol. O espanhol Mikel Arteta, comandante do Arsenal, disse estar temeroso quanto à utilização da novidade.
Arteta se mostrou cético ao falar da introdução da mudança. O espanhol fez questionamentos sobre os critérios para a aplicação da punição e disse não saber se os árbitros estão preparados para o uso adequado do cartão azul.
 
"Não sei se estamos prontos para isso. Já temos muitas coisas para fazer ao mesmo tempo com as decisões, com a tecnologia. Sinceramente, não sei se estamos prontos. Espero que se experimente muito antes de introduzir (o cartão azul) a este nível", comentou.
 
Jürgen Klopp, técnico do Liverpool, também é contrário à utilização do cartão azul. "Não se trata de uma fantástica ideia", resumiu o treinador do Liverpool. Para o alemão, isso pode ser um complicador para os árbitros.
 
"Acho que tudo o que a situação atual mostra é que devemos simplificar tudo para os árbitros também. A utilização do cartão azul daria apenas mais oportunidades para aumentar a discussão nas partidas", comentou.
 
A International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pelas regras da modalidade, pretende testar o cartão azul para penalizar jogadores que tentarem as chamadas "faltas táticas". O atleta advertido deverá ficar fora do confronto por dez minutos. No caso de receber dois cartões, o jogador será expulso.