Espanha - Palco de um dos maiores episódios de racismo contra o brasileiro Vini Jr, destaque do Real Madrid, o estádio do Valencia passou a estampar, nesta sexta-feira (22), um banner com mensagem antirracista em sua fachada. A ideia do clube é conscientizar os torcedores sobre a discriminação racial.
"Lute para defender em todos os lados todas as cores", destaca o banner.
El Camp de estrena una nueva lona con un mensaje firme contra el racismo y la discriminación: 'Lluita per a defendre en totes bandes TOTS els colors'
Em nota oficial divulgada no site do time espanhol, o clube explica que a mensagem é inspirada em um trecho do seu hino, que diz logo no início: "Nosso Valencia Clube de Futebol luta para defender em todos os lados nossas cores".
"Ao longo dos últimos meses, o Valencia CF assumiu um papel conscientizador, pondo em marcha a campanha Zero Discriminação", afirma a nota.
Racismo contra Vini Jr
No primeiro semestre de 2023, o jogo do Valencia contra o Real Madrid, no Mestalla, foi interrompido por alguns minutos na segunda etapa após Vini Jr relatar ter sido chamado de macaco por parte dos torcedores do time da casa.
Alguns dias depois, o Valencia anunciou o banimento dos torcedores identificados no ato. Porém, em seguida, o brasileiro prestou depoimento em Madri confirmando os casos de racismo no Mestalla e, então, o clube passou a criticar o atleta, alegando que estava mentindo.
Diante do episódio, Vini Jr passou a ser referência mundial na luta contra o racismo. Ele, inclusive, recebeu o Prêmio Sócrates, criado pela Fifa para personalidades do futebol que realizam importantes trabalhos de consciência social.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.