Max Verstappen, da Red Bull, igualou um dos recordes de Ayrton Senna que permanecem na Fórmula 1. O também tricampeão brilhou no Q3 neste sábado para conseguir a oitava pole position consecutiva, superando por apenas 74 centésimos Oscar Piastri, da McLaren, que posteriormente foi punido e perdeu três posições, largando em quinto no grid do GP de Emilia-Romagna, domingo (18), às 10h.
Quis o destino que na mesma pista de Ímola, onde há 30 anos a Fórmula 1 perdeu Senna, o holandês também conseguisse a difícil marca de oito poles, que o brasileiro conquistou nas temporadas de 1988 e 1989, quando a McLaren era a equipe dominante, mas tinha também Alain Prost.
Agora, é a Red Bull quem tem o domínio com apenas Max Verstappen, já que seu companheiro, Sergio Pérez, não tem bom desempenho desde o ano passado. Tanto que, neste sábado, foi eliminado no Q2, e irá largar em 11º lugar.
Soberano desde o ano passado, quando deu início ao recorde de poles seguidas, na última corrida do ano, no GP de Abu Dhabi, o holandês é o único a largar em primeiro lugar nos sete GPs de Fórmula 1 de 2024.
Como foi o treino
Mas para conseguir o recorde não foi fácil. Apesar de ter sido o mais rápido do Q1, Q2 e Q3, Verstappen sempre teve outros pilotos muito próximos. E vê a McLaren crescer na temporada e se tornar uma grande dificuldade.
É difícil não imaginar que foi no talento que ele conseguiu superar Piastri e Lando Norris. Afinal, o holandês conseguiu o melhor tempo do fim de semana justamente na última volta, ao fazer 1m14s869. O neozelandês ficou a apenas 0,074 atrás e o inglês a 0,091.
O grid de largada do GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.