Flavio Briatore foi o pivô do escândalo do GP de Singapura de 2008AFP

Rio - Flavio Briatore está de volta à Fórmula 1. Um dos responsáveis pelo escândalo de manipulação de resultado do GP de Singapura em 2008, o executivo retorna à categoria após 15 anos para assumir o cargo de consultor na Alpine.
Em 2008, Flavio Briatore foi responsável pelo escândalo do GP de Singapura, que tirou a vitória de Felipe Massa e garantiu o triunfo de Fernando Alonso. Na ocasião, o brasileiro Nelsinho Piquet forçou uma batida para paralisar a corrida e ajudar o companheiro.
O escândalo do GP de Singapura afetou diretamente a disputa pelo título, já que Lewis Hamilton terminou campeão por apenas um ponto de diferença. Em outras palavras, Massa teria sido campeão se não fosse prejudicado em Singapura.
Flavio Briatore foi julgado em 2009 e banido de forma vitalícia. Entretanto, o Tribunal de Grandes Instâncias de Paris, na França, determinou que a decisão da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) era ilegal. Desde então, o executivo gerenciou a carreira de alguns pilotos como Fernando Alonso.
A Alpine está em oitavo lugar no mundial de construtores nesta temporada. A equipe francesa passa por uma crise de gestão, com diversas mudanças em cargos importantes desde o ano passado. Já nas pistas, os pilotos Pierre Gasly e Esteban Ocon não possuem um bom relacionamento.