Vini Jr ficou em segundo lugar no prêmio Bola de OuroPierre-Philippe Marcou / AFP

Rio - Vini Jr bateu na trave na disputa pela Bola de Ouro. Um dos destaques do Real Madrid na temporada 2024/25, o atacante perdeu a disputa para Rodri, do Manchester City, o que gerou polêmica. Após a revista France Football divulgar a diferença de pontos e a lista dos jurados, o jornalista finlandês Juha Kanervado, do portal Ilta-Sanomat, reconheceu "erro técnico" em deixar o jogador fora do top 10.
"Erro técnico meu. Renunciarei ao júri da Bola de Ouro", escreveu o jornalista finlandês em resposta a uma página de torcedores do Real Madrid.
Três países não colocaram Vini Jr entre os dez melhores do mundo. O brasileiro era o favorito para conquistar a Bola de Ouro, mas foi ignorado por jornalistas de El Salvador e Namíbia, além do finlandês. O salvadorenho ressaltou que não vê o camisa 7 do Real Madrid como "um jogador decisivo" e considerou o fair play como ponto principal. Já outros 17 países deixaram o jogador fora do top 3.
A diferença entre Rodri e Vini Jr foi de 41 pontos. A vantagem não foi a menor na história, mas foi uma das menores. O brasileiro era o favorito para conquistar o prêmio, mas foi superado pelo meia espanhol. A briga política entre Real Madrid e Uefa, que pela primeira vez participou da organização da premiação, teria interferido no resultado, segundo a imprensa espanhola.
Na temporada 2023/24, Vini Jr fez 24 gols e 11 assistências em 39 jogos, incluindo o gol do título da Liga dos Campeões. Apesar da derrota na Bola de Ouro, o brasileiro ainda pode faturar o prêmio de melhor do mundo da Fifa e repetir o feito de Ronaldo e Ronaldinho. Desde a criação do prêmio da entidade máxima do futebol em 1991, houve divergência em nove ocasiões.