A revista France Football divulgou neste sábado (9) as listas de votos completas dos 99 jurados para a Bola de Ouro. A premiação, que aconteceu no dia 28 de outubro, causou polêmica, já que Rodri superou Vini Jr, que era amplamente favorito. O brasileiro, inclusive, ficou fora do top 10 de três países.
Jornalistas de El Salvador, Finlândia e Namíbia "ignoraram" o jogador do Real Madrid. O profissional salvadorenho justificou sua escolha, afirmando que não considera Vini Jr "um jogador decisivo em termos de jogo" e que considerou o fair play como ponto principal na hora de votar.
O finlandês, por sua vez, colocou Rodri em primeiro, Haaland em segundo e Bellingham em terceiro, enquanto o representante de Namíbia elegeu Bellingham, Rodri e Yamal, respectivamente.
A diferença entre Vini Jr e Rodri foi de 41 pontos. A vantagem não foi a menor na história, mas pode ser considerada muito pequena, segundo a própria 'France Football'. Isso porque cada atleta ganhou 15 pontos por voto como o melhor do mundo - nas posições seguintes, o número diminuía gradativamente (12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1).
17 países deixaram o atacante da seleção brasileira fora do top 3 da Bola de Ouro. Bielorrússia, Croácia, Gabão, Irlanda, Ucrânia e Bulgária o colocaram em quarto. Chile, Costa Rica, Geórgia, Eslovênia e Portugal deixaram o jogador em quinto. Iraque votou em sexto e Honduras em sétimo, enquanto, Albânia, Coreia do Sul, Uganda optaram por escolher Vini Jr como o oitavo e a República Tcheca deu a nona posição.
Veja os votos completos dos três jornalistas
El Salvador 1 - Bellingham 2 - Haaland 3 - Kroos 4 - L. Martínez 5 - Olmo 6 - Çalhanoglu 7 - Rodri 8 - Wirtz 9 - Foden 10 - Rúben Dias
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.