Por edsel.britto
Rio - A delegação do Botafogo embarca hoje para o Espírito Santo, onde fará pré-temporada em Domingos Martins. O técnico Ricardo Gomes levará uma bagagem bem mais pesada do que a que carregou no segundo semestre de 2015. Afinal, este ano, tem participado da formação do elenco, e a responsabilidade sobre o desempenho do time será maior — receberá o julgamento imparcial que ele mesmo pede desde a sua chegada a General Severiano.
Publicidade
Quando foi apresentado, no fim de julho, Ricardo Gomes fez questão de se mostrar igualmente exposto a avaliações tanto da torcida quanto da imprensa como qualquer outro treinador em atividade. Os quatro anos afastado, em razão de um acidente vascular cerebral, não faziam dele um ‘café com leite’: "Não preciso receber só elogios porque eu tive um AVC. Estou liberado para críticas, sem contraindicações”, afirmou, na ocasião.
Ricardo Gomes voltou a participar ativamente da formação de um elenco em 2016Vitor Silva / SSPress / Divulgação

Após um começo irregular, o técnico conseguiu implementar sua filosofia de jogo e o Alvinegro conquistou o acesso e o título da Série B do Brasileiro com tranquilidade. Ricardo Gomes não participou de nenhuma contratação para o grupo de 2015, mas soube trabalhar com as características dos jogadores que tinha nas mãos. Na temporada que se inicia, a história será bem diferente.

Em consenso com o departamento de futebol, o técnico decidiu pela não permanência de 11 atletas do elenco campeão da Segundona e foi consultado nas negociações com os seis reforços que já se apresentaram ao Glorioso: Joel Carli, Emerson Silva, Diogo Barbosa, Bruno Silva, Damián Lizio e Jacaré. O equatoriano Larrea deve ter a situação definida esta semana.
Publicidade
A procura, agora, é por atacantes para suprir a saída de Navarro e Henrique, que era aguardado por Gomes, porém, entrou com uma ação judicial para conseguir a liberação junto ao clube. Independentemente de quem seja contratado para o setor, terá o aval do técnico alvinegro. Pode-se dizer, então, que, em 2016, Ricardo voltará a exercer a função de treinador no sentido completo e, por conta disso, receberá uma cobrança maior, como sempre quis.