Botafogo vence o Macaé no último minuto e segue vivo na Taça Guanabara
Priorizando a Libertadores, o técnico Jair Ventura usou o time reserva
Por luis.araujo
Rio - O Botafogo segue vivo na disputa da Taça Guanabara. Com uma vitória magra por 2 a 1, sobre o Macaé, no Nilton Santos, na noite deste sábado, o time chegou aos quatro pontos e ainda tem chances de classificação para a fase semifinal.
Não relacionado na partida contra o Colo Colo, Rodrigo Lindoso era um dos mais experientes em campo pelo time alvinegro e deu conta do recado. O volante foi quem fez o gol da vitória e mostrou que pode ser útil na disputa da competição continental. Mas foi Vinicius Tanque o iluminado. O atacante saiu do banco e deu a vitória para o alvinegro no último lance da partida.
Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Flamengo, dia 12 de fevereiro, no Nilton Santos. O confronto é válido pela quarta rodada da Taça Guanabara. Antes disso, o alvinegro viaja para o Chile para enfrentar o Colo Colo, no jogo de volta da primeira fase da Libertadores.
Publicidade
O JOGO
Botafogo começou trocando passes. Lateral-direito Marcinho é acionado na ponta-direita, mas o cruzamento explodiu na defesa. Logo depois, Dudu Cearense invadiu a área, caiu e pediu pênalti, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.
Publicidade
E o Macaé teve sua chance! Ramon mandou no travessão, mas o lance já estava parado por impedimento. E o Botafogo abriu o placar! A bola veio da esquerda em passe de Guilherme, Rodrigo Lindoso domina no peito na entrada da área e solta uma bomba cruzada sem defesa para Milton Raphael. 1 a 0 Botafogo.
Guilherme apareceu bem mais uma vez pela esquerda, cruzou, mas a zaga do Macaé fez o corte. O jogo caiu de ritmo após a parada técnica. Botafogo não acelerava tanto, e Macaé tinhas muitas dificuldades para trocar passes. Macaé mandou a bola na trave novamente! Após cruzamento de Zotti, a cabeçada de Dudu Cearense - ele mesmo - explodiu no poste. Quase gol contra.
Botafogo começou com tudo. Marcinho rouba a bola na entrada da área e solta um petardo que Milton Raphael espalma. O alvinegro voltou com a mesma pegada do primeiro tempo, trocando passes em velocidade e o Macaé seguia com dificuldades para trocar passes e atacar.
Publicidade
Marcinho, lateral-direito do Botafogo, arriscou uma lambreta. Não saiu tão bem, mas o suficiente para dar sequência à jogada. Botafogo martelava com chutes e passes, a zaga do Macaé aliviava como podia, até que uma bola bateu na mão de um defensor. Dudu Cearense cobrou a falta na barreira.
Lindoso deu belo lançamento para Guilherme dominar, tirar do zagueiro e tocar no canto. Mas lá estava Milton Raphael para mais uma boa defesa. E o Macaé consegue o empate! Em bela jogada o meia Rafinha, Xavier aproveita falha de Gatito Fernandez e manda para a rede, empatando o jogo.
Publicidade
Milton Raphael fez mais uma grande defesa, desta vez em cabeçada de Renan Fonseca. Como em todas as outras defesas, o goleiro ficou caído recebendo atendimento médico e fazendo cera. Fernandes foi ao fundo e cruzou na medida para Vinícius Tanque dar um voleio e mandar muito perto. Por pouco a virada não aconteceu. Milton Raphael fez um milagre! Agora, pegou chute batido da pequena área.
E no último lance a virada alvinegra. Renan Fonseca deu um lançamento longo, Guilherme não desistiu e corre até conseguir o cruzamento - já com a bola fora de campo - , mas a arbitragem deixou seguir e Vinicius Tanque mandou de cabeça para o fundo da rede.
FICHA TÉCNICA: BOTAFOGO 2 X 1 MACAÉ
Publicidade
Estádio: Nilton Santos, Rio de Janeiro. Arbitragem: Rafael Martins de Sá (RJ). Renda/Público: R$ 64.050,00 / 3.951 pagantes (4.454 no total). Cartões Amarelos: Alan (Macaé). Cartões Vermelhos: Gols: Rodrigo Lindoso, aos 10' do primeiro tempo, Xavier, aos 34' do segundo tempo e Vinicius Tanque, aos 53' do segundo tempo.
BOTAFOGO - Gatito Fernández, Gilson, Renan Fonseca, Igor Rabello e Marcinho (Fernandes); Rodrigo Lindoso e Gustavo Bochecha (Matheus Fernandes); Dudu Cearense e Leandrinho; Guilherme e Joel (Vinicius Tanque). Técnico: Jair Ventura.
Publicidade
NOVA IGUAÇU - Milton Raphael, Léo Rodrigues, Ramon, Aislan e Ebert; Dierson (Rafinha) e Alan; Zotti e Marquinho; Romarinho (Guilherme Xavier) e Maycon Aperibé (Yago). Técnico: René Simões.