Pequeno torcedor estava eufórico com a chegada de Honda - Fábio Costa/Agência O Dia
Pequeno torcedor estava eufórico com a chegada de HondaFábio Costa/Agência O Dia
Por Danillo Pedrosa

Rio - O Aeroporto do Galeão ficou pequeno para a empolgação alvinegra com a chegada de Keisuke Honda, o mais novo candidato a ídolo do Botafogo. Com direito a bandeirão do jogador e faixas com expressões em japonês, dois mil torcedores foram recepcionar o craque num misto de euforia e esperança de um futuro glorioso.

Sem parar de cantar nem um minuto sequer, os alvinegros mostravam uma grande variedade de músicas — pelo menos três para o novo reforço —, com direito a uma provocação a Gabigol.

"O Honda tá vindo aí, e muita taça eu vou ganhar", dizia uma das canções mais entoadas no Galeão. Quando os torcedores souberam que o camisa 4 estava em solo brasileiro, furaram até a barreira de segurança para chegar mais perto do craque.

Nem todos tinham certeza de que a expectativa será correspondida em campo, mas já é inegável o retorno para o clube fora das quatro linhas. Enquanto os alvinegros vivem a 'Hondamania', o Fogão também virou febre na terra do sol nascente. Aya, Yui, Chiaki, Rinako e Reira, cinco japonesas que fazem intercâmbio no Brasil, foram recepcionar o maior jogador da história do seu país.

"Ele é muito famoso no Japão, muito legal e as meninas gostam dele", disse Chiaki, a única do grupo que fala português, mas todas adotaram o Botafogo como clube do coração e deram as boas-vindas ao apoiador. "Compramos as camisas hoje e preparamos isso (bolas de gás com palavras que formavam a frase "bem-vindo, Honda" em japonês) para ele".

Rio de Janeiro - 07/02/2020 Torcida do Botafogo faz festa para receber o meia japonês Keisuke Honda no aeroporto internacional Tom Jobim na tarde de hoje - Foto: Fábio Costa/Agência O Dia - Fábio Costa/Agência O Dia

O universitário Hugo Benício, que estava com uma comunidade de japoneses nos EUA, se impressionou com o impacto da contratação: "Todos (os japoneses) só falavam sobre o Honda estar vindo para o Brasil, e, quando disse que era para o meu time, quiseram saber mais".

Críticas a Valentim

Mas nem a empolgação com a chegada de Honda foi suficiente para diminuir a insatisfação com o técnico Alberto Valentim. Entre os cantos de apoio ao japonês, torcedores pediam a saída do treinador e do presidente Nelson Mufarrej, que estava presente.

 

hoje, no nilton santos, será mais um dia de festa
Publicidade
Após a calorosa recepção no aeroporto, o Botafogo prepara mais uma grande festa para Keisuke Honda hoje, às 9h, no Nilton Santos. Atrações musicais e um amistoso do time sub-17 abrirão o evento, que terminará com a apresentação oficial do japonês, programada para acontecer às 12h45.
Os portões serão abertos às 8h30 para os torcedores, antes do início do amistoso da equipe sub-17 contra o Boavista, às 9h. Depois da partida, às 11h20, entram em ação as atrações musicais: Mc G15, Dj Pelé e a escola de samba Botafogo Samba Clube, pouco antes da coletiva de apresentação do japonês, marcada para 11h40. Para entrar no estádio, basta levar 1 quilo de alimento não-perecível.
Publicidade
Ainda sem previsão de estreia, Honda, de 33 anos, assinou contrato até o fim do ano, com cláusula de rescisão após o término da Olimpíada de Tóquio, em agosto. No Glorioso, ele receberá um salário fixo mensal e bônus por metas atingidas. Além disso, terá direito a 20% do lucro de toda a arrecadação de marketing ligada com sua imagem.
Você pode gostar
Comentários