Autuori (E) e Bruno Lazaroni, agora efetivado como treinador do Botafogo - Vitor Silva/Botafogo
Autuori (E) e Bruno Lazaroni, agora efetivado como treinador do BotafogoVitor Silva/Botafogo
Por O Dia

Paulo Autuori não resistiu à derrota por 2 a 0 para o então lanterna Bahia, quarta-feira, no Nilton Santos, e encerrou ontem sua quarta passagem como treinador do Botafogo, decisão tomada após reunião com membros da diretoria. O clube anunciou o auxiliar Bruno Lazaroni como substituto e a contratação do ex-volante Túlio Lustosa, mais conhecido como Túlio Guerreiro, como gerente de futebol.

Em comunicado enviado ao clube, o próprio treinador admitiu que a despedida era o melhor caminho a ser tomado. "Caro presidente e membros do comitê, passo aqui para comunicar que está na hora de proceder mudanças, sem qualquer tipo de constrangimentos. Tanto assim que ontem, para facilitar as coisas, comuniquei aos jogadores que é esse o caminho. Uma coisa é ser persistente, outra, é ser teimoso. Quando os sinais são negativos, é teimosia. Sem espaço para retroceder na atitude já tomada. Por favor, buscar, imediatamente, soluções. Obrigado. Lembranças às famílias", escreveu Autuori, cuja saída faz o auxiliar Renê Weber também deixar o Alvinegro.

Contratado em fevereiro, após a demissão de Alberto Valentim, Autuori teve uma campanha marcada pelo excesso de empates (13), com apenas cinco vitórias e quatro derrotas em 22 jogos, deixando o time na penúltima posição do Campeonato Brasileiro e eliminado na semifinal da Taça Rio. O único ponto positivo foi a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil.  

Bruno Lazaroni agora será o responsável pela tentativa de reencontrar o caminho das vitórias, que já não vêm há nove rodadas no Brasileiro, e tentar tirar o time da zona de rebaixamento. Domingo, o novo técnico já comanda o time no clássico com o Fluminense, no Nilton Santos.

Afastado nos últimos dias por causa de uma cirurgia de emergência, Lazaroni tirou ontem os pontos e volta hoje ao trabalho, desta vez efetivado no cargo. O clube não pretende buscar outro substituto para Paulo Autuori e o novo auxiliar deve ser o preparador de goleiros Flávio Tenius, que acumulará as funções.

Já Túlio Lustosa, identificado com a torcida por causa das passagens como jogador do Glorioso, retorna após 12 anos na função de gerente de futebol e começa os trabalhos também hoje, após uma passagem na diretoria do Goiás.  Como volante, foram 164 jogos e 18 gols pelo Botafogo.

Bruno Nazário sofre lesão grave
Publicidade
Bruno Lazaroni já vai iniciar seu trabalho como treinador com um grande problema: substituído no segundo tempo da partida contra o Bahia, o meia Bruno Nazário teve constatada uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo e será desfalque por tempo indeterminado. O atleta não precisará de cirurgia, mas o problema é grave.
O tempo de recuperação vai depender da evolução do atleta e o clube não divulgou nenhuma previsão de retorno aos gramados.
Publicidade
Principal meia de criação e titular absoluto do Alvinegro, Bruno Nazário deixa uma lacuna importante no elenco. O único especialista na armação de jogadas é Honda, que vinha atuando como segundo volante, mas tem características diferentes. Dor de cabeça das grandes para Bruno Lazaroni.
Você pode gostar
Comentários