Rafael Cabral é o goleiro titular do Cruzeiro desde a disputa da Série B, em 2022Gustavo Aleixo / Cruzeiro

Belo Horizonte - O Botafogo estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo, às 17h (de Brasília), diante do Cruzeiro, no Mineirão. O goleiro Rafael Cabral, dono da posição no time mineiro, pode ser desfalque para o duelo. 
Ele negocia a saída do clube neste momento e, apesar de ter sido relacionado para o jogo, não se concentrou com o restante do elenco na Toca da Raposa. De acordo com a 'Goal', o goleiro deve retornar ao Santos.
Caso Rafael não entre em campo, Anderson será o titular da equipe contra o Botafogo, com Léo Aragão ficando no banco de reservas.
Desafio no Mineirão
Para estrear com o pé direito no Brasileirão, o Alvinegro precisará quebrar um tabu de quase oito anos sem vencer o Cruzeiro. Nos últimos 11 confrontos, foram oito empates e três vitórias do Cabuloso.
Momento conturbado em ambos os lados
As duas equipes não vivem bom momento. O Botafogo vem de duas derrotas na fase de grupos da Libertadores da América, sendo uma no Nilton Santos e, outra, na altitude de Quito. 
Já o Cruzeiro não vence há quatro jogos. Foram três empates e uma derrota - para o Atlético-MG. Na semana passada, o Cabuloso enfrentou o Alianza, da Colômbia, abriu 3 a 0 no placar, e cedeu o empate no último lance da partida. 
Novos comandantes
Tanto Botafogo quanto Cruzeiro anunciaram novos treinadores recentemente. O Alvinegro fechou com o português Artur Jorge, que estava no SC Braga, de Portugal. Já a Raposa acertou o retorno de Fernando Seabra. Ele trabalhou como técnico da equipe sub-20 do clube e esteve ao lado de Paulo Autuori na reta final do Brasileirão de 2023 como interino.