Porto Alegre (RS), 20.10.2019 - INTERNACIONAL-VASCO - Jogador Guarin, do Vasco, durante a partida contra o Internacional, valido pela 27º rodada do Campeonato Brasileiro 2019, no estadio Beira Rio em Porto Alegre, na tarde deste domingo (20). Foto: Pablo Nunes/Parceiro/Agência O Dia - Pablo Nunes/Parceiro/Agência O Dia
Porto Alegre (RS), 20.10.2019 - INTERNACIONAL-VASCO - Jogador Guarin, do Vasco, durante a partida contra o Internacional, valido pela 27º rodada do Campeonato Brasileiro 2019, no estadio Beira Rio em Porto Alegre, na tarde deste domingo (20). Foto: Pablo Nunes/Parceiro/Agência O DiaPablo Nunes/Parceiro/Agência O Dia
Por André Schmidt
A forma física, claramente, ainda não é das melhores. Tecnicamente, porém, Fredy Guarín precisou de apenas cerca de 50 minutos em campo para mostrar o quão importante pode ser para o Vasco nessa reta final de Campeonato Brasileiro.

Contra o Botafogo, em sua estreia, pisou no gramado já aos 39 minutos do 2º tempo e, no primeiro lance, deu um bote certeiro e ligou o ataque vascaíno. Essas, inclusive, são algumas das principais características do colombiano: marcação forte e verticalidade.

Apesar do pouco tempo de atuação, Guarín já acumula três desarmes certos, uma interceptação e duas tentativas de lançamento, segundo dados do Footstats. Uma média, até agora, de uma recuperação de posse a cada 12 minutos, aproximadamente.

Gregore, do Bahia, por exemplo, maior ladrão de bolas do Brasileirão, tem média de um desarme certo a cada 26 minutos.

No duelo com o Internacional, foi a sua entrada que fez com que o Vasco conseguisse encaixar a marcação por zona em sua intermediária, obrigando os colorados a abusarem do jogo aéreo - 49 no total -, sem sucesso. Ali a equipe ganhou o jogo.

O meia, no entanto, não é apenas um marcador. Dono de um potente chute de perna direita, Fredy já arriscou duas vezes de fora da área. Apesar da pontaria ainda não estar calibrada, demonstrou que poderá ser uma arma nas finalizações de média/longa distância, algo que Raul, que vinha atuando pelo lado direito, não possui.

Tranquilo na saída de bola, forte fisicamente para protegê-la e com capacidade de drible, Guarín dá a sensação de que será uma das válvulas de escape da equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo. O homem da bola de segurança do meio-campo, mas sem deixar de ser também um apoio ofensivo, como foi no lance do gol anulado de Gabriel Pec contra o Botafogo, onde serviu Rossi pela direita.

Claro, é uma amostragem ainda pequena do jogador em campo, porém, animadora.

NÚMEROS DE GUARÍN NO VASCO
- Dados do Footstats

2 jogos
52 minutos em campo (sem acréscimos)
15 passes certos
3 passes errados
2 lançamentos errados
2 finalizações (1 bloqueada e 1 pra fora)
1 drible certo
0 dribles errados
3 desarmes certos
0 desarmes errados
1 interceptação certa
0 interceptações erradas
2 rebatidas defensivas
2 faltas sofridas
2 faltas cometidas
3 perdas de posse