Rio - A estreia de Andreas Pereira no Flamengo não completou nem três meses, mas já deu tempo suficiente para cair nas graças dos rubro-negros e diminuir a saudade de Gerson. Emprestado pelo Manchester United, da Inglaterra, o volante não demorou para se adaptar ao futebol brasileiro e, em 21 jogos, lidera estatísticas importantes no time e marcou cinco gols, igualando seu recorde em uma temporada.
De nacionalidade brasileira, mas nascido na Bélgica, Andreas foi tratado como grande promessa desde a adolescência, mas não e firmou nos grandes clubes europeus. Seu melhor desempenho, até então, tinha sido no Granada, da Espanha, onde marcou cinco gols e deu três assistências em 40 jogos. No Flamengo, precisou de pouco mais da metade igualar o número de tentos, mas com apenas um passe para gol.
O poder de criação impressiona, tanto que, no Campeonato Brasileiro, ele é o líder de passe decisivos (25) no elenco desde a sua estreia, de acordo com o 'Sofascore', portal especializado em estatísticas. Além disso, é quem tem mais chutes na trave (3), chutes de fora da área (18) e o segundo em dribles certos (26). Como se não bastasse, ainda quebrou o jejum de três anos sem gols de falta do Rubro-Negro.
Perigoso no ataque e seguro na defesa. A aplicação tática é outra virtude que Andreas tem mostrada desde sua chegada. De lá para cá, ele também lidera o número de desarmes (23) e bolas recuperadas (80) do time no Brasileirão. Não à toa, tornou-se titular indiscutível onde quer que jogue. A posição preferida é segundo volante, mas pode atuar como meia centralizado ou nas pontas.
Andreas Pereira (25 anos) entre os jogadores do @Flamengo pelo @Brasileirao desde que estreou:
1º em chutes de fora da área (18) 1º em chutes na trave (3) 1º em passes decisivos (25) 1º em desarmes (23) 1º em bolas recuperadas (80) 2º em dribles certos (26) 3º em gols (5)
Depois de balançar a rede na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, Andreas deve ficar no banco na partida contra o Grêmio, nesta terça-feira (23), em Porto Alegre. A tendência é que Renato Gaúcho poupe a maior parte dos titulares para a final da Libertadores, no próximo sábado (27), contra o Palmeiras, em Montevidéu.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.