São Pauilo - SP - Brasil - 08/12/2019 - Arena Corinthians - Evanilson comemorando gol
Campeonato Brasileiro. 38ª Rodada. Jogo Fluminense x Corinthians.
FOTO DE MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

IMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulgação, seu uso comercial está vetado incondicionalmente por seu autor e o Fluminense Football Club.

IMPORTANT: Image intended for institutional use and distribution. Commercial use is prohibited unconditionally by its author and Fluminense Football Club.

IMPORTANTE: Imágen para uso solamente institucional y distribuición. El uso comercial es prohibido por su autor y por el Fluminense Football Club. - Mailson Santana/Fluminense FC
São Pauilo - SP - Brasil - 08/12/2019 - Arena Corinthians - Evanilson comemorando gol Campeonato Brasileiro. 38ª Rodada. Jogo Fluminense x Corinthians. FOTO DE MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC IMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulgação, seu uso comercial está vetado incondicionalmente por seu autor e o Fluminense Football Club. IMPORTANT: Image intended for institutional use and distribution. Commercial use is prohibited unconditionally by its author and Fluminense Football Club. IMPORTANTE: Imágen para uso solamente institucional y distribuición. El uso comercial es prohibido por su autor y por el Fluminense Football Club.Mailson Santana/Fluminense FC
Por O Dia
São Paulo - O Fluminense contratou oito atacantes e utilizou 16 ao longo da temporada, mas novamente a base foi quem mais entregou. Primeiro foi João Pedro com a ascensão meteórica, depois Marcos Paulo garantindo a permanência na Série A e neste domingo foi a vez de Evanilson brilhar e ajudar a garantir a última vaga na Copa Sul-Americana. Com dois gols da revelação de Xerém, o Tricolor venceu o Corinthians por 2 a 1 no Itaquerão — Gustagol descontou — e terminou o Campeonato Brasileiro em 14º lugar, com 46 pontos.
Artilheiro do Brasileiro sub-20 e do Carioca sub-20 em 2019, Evanilson praticamente não teve chances nos profissionais mesmo com 20 anos. Havia jogado apenas 20 minutos em dois jogos até ser titular pela primeira vez como profissional contra o Corinthians. Com contrato até fevereiro de 2020, o atacante ainda negocia uma renovação e terá reunião decisiva nesta semana. Enquanto isso, mostrou que poderia ter sido melhor aproveitado.
Publicidade
Com o Fluminense cheio de desfalques, Evanilson ganhou uma chance no ataque e não decepcionou. Em um time mais solto e sem pressão, o jovem atacante precisou de apenas sete minutos para fazer seu primeiro gol como profissional, antecipando-se à zaga após cruzamento de Nenê. E o melhor estava por vir.
Aos 27, após confusão na área, Evanilson marcou um belo gol ao surpreender Cássio. O Fluminense dominava o meio de campo e jogava bem, mas relaxou após abrir 2 a 0. Sorte que o Corinthians pouco criou e não assustou até o intervalo.
Publicidade
O Fluminense voltou pior para o segundo tempo e passou a sofrer mais na defesa. Gilberto até perdeu uma grande chance em contra-ataque, mas foi o Corinthians quem diminuiu com Gustagol de cabeça, subindo mais que Igor Julião, aos 17.
Inoperante, o Tricolor passou a ser pressionado e foi salvo pelo VAR, que ajudou a anular um pênalti aos 31 - houve falta em Nino na origem do lance. E segurou-se bravamento até o apito final para se despedir de 2019 com uma vitória e a vaga na Copa Sul-Americana  como prêmio de consolação em uma temporada para esquecer.