Ricardo Berna - Reprodução
Ricardo BernaReprodução
Por Pedro Logato
Rio - Donos de campanhas surpreendentes no primeiro turno do Brasileirão, Fortaleza e Fluminense se enfrentam neste sábado no Campeonato Brasileiro, às 21 horas, no Castelão, em duelo válido pela 19ª rodada da competição. O Tricolor Carioca ocupa no momento a quarta colocação e quer vencer para permanecer no G-4. Enquanto isso, os donos da casa estão de olho nos três pontos para se aproximarem da zona de classificação para a Libertadores.
O confronto é sempre uma partida muito especial para Ricardo Berna. Bicampeão brasileiro pelo Fluminense, o ex-goleiro também teve uma passagem marcante pelo Fortaleza. Na opinião do ex-jogador, o duelo deve ser encarado como um verdadeiro divisor de águas para as duas equipes na disputa do Campeonato Brasileiro.
Publicidade
LEIA MAIS: CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O FLUMINENSE

"É um momento de divisor de águas para as duas equipes porque é um momento de meio do Campeonato Brasileiro. É um jogo que pode definir a pretensão dos dois times no campeonato. Uma vitória do Fluminense nessa partida pode fazer com que a equipe brigue até mesmo posteriormente por uma liderança. E o Fortaleza vem mostrando a cada dia que pode brigar com qualquer equipe do país", afirmou o ex-goleiro.
Publicidade
Bastante antenado sobre o atual momento do futebol brasileiro, o ex-goleiro se mostrou bastante feliz com fase vivida pelas duas equipes. Ricardo Berna fez elogios ao planejamento do Fortaleza e ressaltou a decisão correta do presidente do Fluminense por ter mantido Odair Hellmann no comando da equipe, mesmo em momentos complicados, como nas eliminações da Sul-Americana e da Copa do Brasil.
"Fico feliz pelo momento que os clubes vivem, almejando coisas maiores, me lembra o tempo que vivi nos dois clubes. O Fluminense, em que conquistei muitos títulos, e o Fortaleza, na busca do seu lugar ao sol entre os grandes do país. O presidente Mario teve coragem de manter o planejamento no momento de maiores críticas que recebeu. E manteve o Odair. No Fortaleza, fico feliz por esse momento do clube, a torcida merece isso. O Fortaleza é imenso. Não à toa a escolha do Rogério Ceni para estar a frente. Muito boa escolha do Marcelo Paz, dessa gestão que já faz um grande trabalho desde o momento em que eu estive lá. O Ceni tem uma representatividade mundial e sem dúvidas foi uma escolha do tamanho das pretensões do clube", afirmou.
Publicidade
Ao comentar sobre o Fluminense, Ricardo Berna elogiou a montagem da equipe tricolor e apontou semelhanças entre o atual momento do Tricolor e a reta final do Brasileiro de 2010, quando a equipe comandada por Muricy Ramalho conquistou o título.

"O Brasileiro tem as suas dificuldades, mas a base do Fluminense, somada a liderança de alguns jogadores experientes vem ajudando muito a equipe. Em 2010, a gente viveu um momento em que os reservas tiveram que entrar e deram conta, nesse ano, o Fluminense também está vivendo isso. E isso é excelente para uma equipe que está brigando por coisas grandes", afirmou.
Na opinião de Ricardo Berna, o fato de a Arena Castelão não receber público irá deixar as coisas mais equilibradas para a partida entre Fortaleza e Fluminense. O ex-goleiro opinou também como deverá ser a forma de atuar das duas equipes.
Publicidade
"A ausência da torcida modifica a atmosfera. Não é uma experiência agradável, deve ser difícil de se adapta. Para o visitante as coisas acabam ficando mais equilibradas. Acredito em um jogo muito disputado, com o Fluminense com a sua defesa forte, conseguindo apoiar no ataque, o Fluminense deverá se fechar mais e ter boas oportunidades nos contra-ataques", disse.
Aos 41 anos, o ex-goleiro relembrou o período em que defendeu as duas equipes e só lamentou o fato de não poder comparecer no confronto por conta das medidas de restrição devido a pandemia de Covid-19.

"Sou muito feliz por ter defendido as duas equipes. O Fluminense foi praticamente a minha vida no futebol, clube onde me consolidei, onde construí meu patrimônio, onde minha família se construiu. Então não tem como eu falar da minha vida sem o Fluminense. Quando eu decidi sair do clube, passei por um problema com a minha família e o Fortaleza me acolheu de uma forma que eu nunca vou esquecer. É uma partida que para mim é muito especial. Espero que quando os jogos voltem a receber público eu possa estar presente novamente para novamente deixar claro a minha gratidão pelos dois clubes", finalizou.

Publicidade
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA X FLUMINENSE
Publicidade
Estádio: Arena Castelão (CE)
Árbitro: Marielson Alves Silva-BA
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos-BA Cleriston Clay Barreto Rios-SE
Árbitro de Vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral-SP
Publicidade
FORTALEZA: Felipe Alves; Tinga, Roger Carvalho, Jackson e Carlinhos; Gabriel Dias, Felipe, Juninho e Ronald; Romarinho e David. Técnico: Rogério Ceni
FLUMINENSE: Muriel; Igor Julião, Nino, Luccas Claro e Danilo Barcelos; Hudson, Ganso, Yago Felipe e Michel Araújo; Luiz Henrique e Marcos Paulo. Técnico: Odair Hellmann