Manoel entrou no segundo tempo da derrota do Fluminense por 2 a 0 para o FlamengoMarcelo Gonçalves / Fluminense

A derrota por 2 a 0 para o Flamengo, pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca, trouxe muitos prejuízos ao Fluminense, mas teve pelo menos uma boa notícia. Manoel, que suspenso por doping não jogava desde 11 de junho do ano passado, voltou a entrar em campo e passou a ser uma opção para Fernando Diniz escalá-lo na zaga na partida de volta, sábado (16), às 21h.
O zagueiro entrou no clássico justamente para fazer dupla com Felipe Melo, após a expulsão de Thiago Santos. Com a suspensão do companheiro, Manoel sai na frente em relação a Antônio Carlos, que foi preterido e só entrou no fim, novamente não passando segurança. E se for bem, pode pegar  a vaga do volante que vem jogando na zaga.
Em seus primeiros 35 minutos em 2024, Manoel teve números modestos, mas encarou uma missão difícil, diante de um Fluminense com um a menos e encurralado. Entretanto, não comprometeu, apesar do segundo gol sofrido no fim.
Foram três bolas recuperadas e uma interceptação, além de duas disputas vencidas contra jogadores do Flamengo. Só o aproveitamento nos passes que não foi o ideal (82%), tendo acertado nove e errado dois. Os números são do 'Sofascore'.
O zagueiro não jogava desde o empate em 2 a 2 com o Goiás, pelo Brasileirão de 2023. Pego no exame antidoping com a substância proibida ostarina, ele cumpriu oito meses de suspensão.
Liberado em fevereiro, voltou a ser viajar com o para o jogo do Fluminense contra a LDU, em Quito, pela Recopa. E foi relacionado contra Flamengo e Botafogo, na primeira fase do Carioca, até estrear na temporada. À espera de uma nova chance, pode aproveitá-la para voltar a se firmar como titular contra o Flamengo. Outra opção de Diniz é recuar André desde o início da partida.