Carlão Barreto explicou mudanças do Circuito para este ano (Foto: Divulgação)
Para este ano, o Circuito traz mudanças no regulamento do ranking e dos absolutos, tanto nas etapas quanto nas premiações ao final da temporada, valorizando ainda mais os atletas campeões.
"Iremos valorizar as conquistas dos absolutos em todas as faixas, estimulando com premiação em dinheiro para os faixas-preta, no masculino e no feminino, com o mesmo valor: R$ 1.000,00. Já a mudança ocorre na parte de inscrições, que antes eram antecipadas, com o atleta pagando uma taxa para lutar o absoluto. Agora, ele só paga a inscrição na categoria de peso, válido para todas as faixas", explicou Carlão Barreto, que continuou:
"Com a nova regra, somente os atletas que forem ao pódio poderão participar do absoluto, ou seja, será disputado entre os melhores de cada categoria. Da forma que estava sendo, além do atleta ter um gasto a mais, nem sempre o absoluto era disputado entre os melhores. Para as demais faixas, azul, roxa e marrom (homens e mulheres), a premiação será a isenção da taxa de inscrição na etapa seguinte".
Novidades no absoluto faixa-preta
A CBJJD também confirmou a soma de mais uma passagem - totalizando dez - para o Europeu 2025 da ISBJJA, em Portugal, que será dada ao líder do ranking no absoluto faixa-preta. De acordo com o regulamento, vai se classificar dentro de um critério técnico o atleta que somar mais pontos nos absolutos na faixa preta.
Premiação geral do ranking 2023/2024
A premiação geral do Circuito Nacional Mineirinho de Jiu-Jitsu vai continuar valorizando todas as classes, do infantil ao master, em todas as faixas. Os melhores atletas de cada faixa (branca a preta) nas classes mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto e master ganharão isenção em todas as etapas do Circuito Nacional Mineirinho 2025, totalizando mais de R$ 2.000,00 em crédito.
Premiação especiais com passagens internacionais
Pelo 18° ano, o Circuito continuará oferecendo as disputadas passagens internacionais. Serão dez (10) passagens para participar dos eventos da ISBJJA na Europa, segundo Carlão Barreto. Elas vão ser destruídas para os líderes do ranking nas classes mirim ao infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto (azul, roxa, marrom e preta), master (preta) e feminino adulto (azul a preta).
Mudança no cronograma para 2025
Desde 2020, o ranking do Circuito passou a ser por temporada, iniciando em novembro e terminando em outubro do ano seguinte. A atual temporada (2023/24), conforme explicou Carlão Barreto, irá terminar no Rio International Cup 2024 e o próximo ranking vai começar com o Rio Summer National Open 2025, terminando no mesmo ano com o Rio International Cup 2025. Informações: (21) 99961 9288 - Bruno Martinelli.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.