Vascaíno, é hora de doar sangue - Marcio Mercante / Agencia O Dia
Vascaíno, é hora de doar sangueMarcio Mercante / Agencia O Dia
Por O Dia

Rio - Vascaíno Sangue Bom. A frase, à primeira vista, pode soar como um adjetivo ao torcedor cruz-maltino. Mas acredite, é muito mais do que isso. A expressão batiza a 4ª edição da campanha que o Banco de Sangue Serum realiza no Rio de Janeiro entre 10 e 25 de maio, e que vai ajudar, literalmente, a salvar centenas de vida cidade. O gol de placa servirá, segundo o captador Alexandre Paladino, para reverter os estoques baixos do banco de sangue, infelizmente típicos nesta época do ano, quando o tempo mais seco e as doenças comuns nas temperaturas mais baixas afastam doadores da unidade.

Os primeiros doadores do time de voluntários em prol da vida serão homenageados com copos exclusivos da ação. O captador lembra que, apesar de a campanha ser com o apoio dos vascaínos, todas as torcidas são bem-vindas ao Banco de Sangue Serum. “Salvar vidas é o maior objetivo, independentemente do time do coração de cada um, pois, apesar dos avanços científicos, a medicina ainda não encontrou um substituto para o sangue humano e sempre que uma transfusão é necessária, o paciente só pode contar com a solidariedade de outras pessoas", explica.

Veja como é fácil doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Quem tiver feito tatuagem recentemente precisa aguardar seis meses após o procedimento. Quem colocou piercing, pode doar após 03 dias, exceto se for na língua ou região genital. Nesse caso a doação está liberada um ano após retirada. Quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento. Quem toma algum medicamento deve entrar em contato antes com o Banco de Sangue para confirmar se impede a doação temporariamente ou definitivamente e, quem tomou a vacina contra a febre amarela, só pode doar após 30 dias.

Você pode gostar