Com um a menos, Vasco derrota o Grêmio na raça em São Januário

Ríos fez o único gol da partida neste domingo

Por MARCELO BERTOLDO

Vasco levou a melhor em casa
Vasco levou a melhor em casa -

Rio - O belo gol de Andrés Ríos na vitória de 1 a 0 sobre o Grêmio não foi o ápice da festa vascaína na arquibancada de São Januário. Fundamental, o apoio do torcedor ajudou minimizar a expulsão de Henrique. Com um homem a menos desde os 31 minutos do primeiro tempo, cada defesa de Martín Silva, rebatida de Breno, carrinho de Desábato ou roubada de bola de Pikachu foram comemorados como um gol na heroica vitória.

Confira a tabela do Campeonato Brasileiro

Com 19 pontos, o Vasco sobe para o nono lugar no Campeonato Brasileiro e alivia a pressão para enfrentar o Atlético-PR, quarta-feira, na Arena Baixada. Uma vitória em Curitiba, pode deixar o Cruzmaltino mais próximo da zona de classificação da pré-Libertadores.

Na bronca pelo ao Fluminense, no fim do clássico, o torcedor, apaixonado como sempre, decidiu dar um voto de confiança ao Vasco e ao técnico Jorginho, chamado de 'burro' na quarta-feira. São Januário não estava tão cheio quanto no confronto com o Bahia (17.561 presentes) e Flu (11.381), mas os 8.242 vascaínos que foram à Colina fizeram muito barulho e empurraram a equipe, desde o início.

O gol de Andrés Ríos, com dois minutos de bola rolando, foi um prêmio para os que acreditaram na recuperação da equipe diante do atual campeão da Libertadores. Escolhido para substituir Wagner, suspenso, Kelvin acabou sacrificado após a expulsão de Henrique. Com Thiago Galhardo, o Vasco tentou recompor o meio de campo e conta-atacar.

Renato Gaúcho arriscou tudo o que podia para buscar a virada, e terminou o jogo com cinco atacantes: Marinho, Everton, Luan, Jael e André. A pressão foi intensa, e, dessa vez, o sistema defensivo do Vasco passou no teste, com muita entrega e disciplina.

Na maratona particular, a equipe jogou com o coração no terceiro jogo no intervalo de uma semana. Sem deixar o ritmo diminuir na arquibancada, o torcedor foi decisivo e reconhecido pelo grupo após o apito final.

"Sabemos da qualidade do Grêmio, uma equipe muito bem treinada. Temos que valorizar muito essa vitória em casa, pois foi muito difícil. E temos que parabenizar o nosso torcedor pelo apoio na arquibancada. Demonstramos que estamos bem no campeonato. O desafio agora é manter a regularidade", avaliou Giovanni Augusto.

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 X 0 GRÊMIO

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Igor Benevenuto de Oliveira (MG)

Auxiliares: Ricardo Junio de Souza e Magno Arantes Lira (MG)

Cartões amarelos: Henrique, Breno, Pikachu e Thiago Galhardo (Vasco); Marcelo Oliveira, Marinho, André, Ramiro, Jael e Douglas (Grêmio)

Cartão vermelho: Henrique (Vasco)

Gol: Andrés Rios, aos 2min do primeiro tempo

Vasco: Martín Silva; Luiz Gustavo, Breno, Ricardo e Henrique; Desábato, Andrey, Pikachu, Giovanni Augusto (Henriquez) e Kelvin (Thiago Galhardo) ; Andrés Rios (Paulo Victor) / Técnico: Jorginho

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura (Douglas), Geromel, Bressan e Marcelo Oliveira (Marinho); Jaílson (Jael), Cícero e Ramiro; Luan, Everton e André / Técnico: Renato Gaúcho