Rio, 13/05/2019 - Lanterneiros de oficina mecânica vascaínos e Flamenguistas. Na foto  Bismarck Carvalho. Foto: Gilvan de Souza / Agência O Dia - Gilvan de Souza / Agência O Dia
Rio, 13/05/2019 - Lanterneiros de oficina mecânica vascaínos e Flamenguistas. Na foto Bismarck Carvalho. Foto: Gilvan de Souza / Agência O DiaGilvan de Souza / Agência O Dia
Por MH

O conserto da lanternagem de um automóvel costuma demorar, em média, 50 minutos nos 'martelinhos de ouro' que fazem o serviço no Centro do Rio. No Vasco, lanterninha do Campeonato Brasileiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo vai demorar um pouco mais para fazer o reparo. O experiente 'profexô' assumiu o comando do time oficialmente ontem, um dia depois da derrota de 3 a 0 para o Santos, e tem um longo trabalho pela frente. Hoje, ele comanda a primeira atividade no CT do Almirante e terá uma semana livre para dar uma recauchutada na lataria cruzmaltina.

Como o primeiro compromisso será só no domingo, contra o Avaí, em São Januário, Luxemburgo terá tempo para fazer as vezes de lanterneiro e dar uma polida no elenco. Com muito trabalho, ele espera corrigir os amassos dados à chapa na Colina, que, além de quente, está seriamente avariada — o Vasco ainda não venceu no Brasileiro, o ataque fez apenas três gols e a defesa já sofreu 10, com um pífio aproveitamento 8,3% na competição. Mas a funilaria, a lanternagem, não será fácil.

"Não adianta eu ficar falando 'vou fazer isso, vou fazer aquilo'. Tenho que conversar com os jogadores, sentir, olhar nos olhos deles, conversar com a torcida. Agora, meu trabalho, meu jeito vai começar. Tenho que falar internamente", avisou Luxemburgo, domingo, na saída do Pacaembu. Ontem, mesmo com o elenco de folga, ele se reuniu com o auxiliar Maurício Copertino e o preparador físico Antonio Mello, além de todos os integrantes da atual comissão técnica. A meta era ajustar o trabalho para o restante da temporada.

A missão, o treinador admite, não será nada fácil. Mesmo assim, a torcida espera que as peças se encaixem novamente em busca da reabilitação. O cruzmaltino Gerson Ramos, que trabalha com pintura de automóvel perto da Praça Onze, garantiu que o Vasco 'Balança, Mas Não Cai', como o famoso edifício da região. "Calma que ainda está no começo do campeonato. Tem muito a melhorar", disse, confiante.

Já Bismarck Carvalho, batizado assim por causa do famoso jogador do Vasco do fim da década de 1980, confia que Luxemburgo usará seu 'martelinho de ouro'. "Falta um jogador técnico para o Vasco. Mas sei que o Luxemburgo vai melhorar. Deve contratar novos jogadores, de repente um camisa 10, e o time vai engrenar", aposta o xará do autor do gol do título brasileiro de 1989.

PROVOCAÇÃO DO RIVAL

O Campeonato Brasileiro ainda está apenas no início, mas a gozação dos rubro-negros já começou. "O Luxemburgo fez cara de nojo no camarote do Pacaembu quando viu a derrota para o Santos", gozou o lanterneiro Yuri Souza. Aílton, torcedor do Vasco e funcionário da oficina, ouviu e foi enfático: "Sou Vascão de coração e digo: o Vasco não vai cair", garantiu, confiante no talento do 'funileiro' Vanderlei Luxemburgo.

Você pode gostar
Comentários