Luxemburgo tirou o Vasco da lanterna, mas busca estabilidade  - Rafael Ribeiro/Vasco
Luxemburgo tirou o Vasco da lanterna, mas busca estabilidade Rafael Ribeiro/Vasco
Por Lance
Rio - A parada da Copa América serviu para que muitos clubes tentassem "arrumar a casa". No Vasco não foi diferente. Depois de um início ruim no Campeonato Brasileiro, a equipe ganhou mais tranquilidade ao sair da zona de rebaixamento antes do intervalo na competição e aproveitou o momento para se fortalecer em campo e fora dele. Até agora, foram duas partidas disputadas. Uma derrota para o Grêmio e uma vitória contra o Fluminense.

O time mostrou evoluções. É verdade que um camisa 10 de fato - já que Bruno César é visto como ponta e Marquinho ainda não conseguiu render - e um centro-avante fariam toda diferença. No entanto, o Vasco, especialmente contra o Flu, mostrou que o coletivo pode superar as adversidades. Se o início com Luxemburgo chegou a ser conturbado para o elenco, com muitas mudanças e um estilo diferente de trabalho, agora a relação parece ter se encaixado.

"O Luxemburgo tem sido fundamental para nós. Desde que ele chegou, tem mudado muita coisa, a equipe está em uma crescente muito boa. Agora acho que é importante todos os jogadores terem disposição. Nossa equipe está ganhando força", disse o zagueiro Leandro Castan após a vitória no clássico.

Apesar da derrota para o Grêmio, algumas coisas que o Vasco treinou em Foz do Iguaçu já começaram a dar certo no retorno ao Brasileirão. Além de jogadas ensaiadas, a marcação se mostrou mais forte, algo que se repetiu no clássico. Este era um dos maiores problemas antes da chegada de Luxemburgo. Este último fator ajuda também na defesa. Mesmo com a boa fase de Ricardo, o sistema defensivo se mostrava inseguro e irregular.