
O portal da transparência do Vasco disponibiliza o acompanhamento dos números ao final de cada mês. De acordo com o site, o clube fechou dezembro de 2019 com 185.404 sócios, quando terminou o oferecimento do valor promocional, e janeiro de 2020 com 183.464. Em fevereiro, esse número caiu para 181.576 e em março, até o fechamento desta reportagem, a contagem estava em 179.044. Os números divulgados no site sociogigante.com incluem os sócios-torcedores e os estatutários.
O período que pode gerar uma queda maior nesse número será entre maio e junho, quando se encerram os seis meses da promoção e o valor voltará ao normal. Somado a isso está o momento de incerteza vivido por causa do coronavírus em todo mundo. Sem ter como aproveitar os benefícios do programa, que tem como principais vantagens a facilidade no acesso aos jogos, muitas pessoas podem desistir de manter o vínculo. O segundo fator, talvez até mais importante, é que, caso a necessidade de quarentena siga por dois, três ou mais meses, uma parcela significativa da população terá uma redução renda mensal. É natural que, no corte de gastos, o sócio-torcedor seja um dos primeiros a cair.
"Esperamos que o vascaíno continue fiel e participando, mas existe sempre a possibilidade de uma diminuição. Em qualquer cenário o programa de sócio é fundamental, aliás, qualquer receita é importante. Quando fizemos essa campanha, foi feito com o valor bastante baixo. O ticket médio do Vasco era de R$ 40, que é um valor baixo para um programa de sócio, ainda mais um que dá a uma parte dos torcedores o direito de não pagar, entrar nos jogos apenas fazendo check-in. Já é um valor baixo", disse o presidente Alexandre Campello em entrevista ao canal "Atenção, Vascaínos".
"Quando fizemos a Black Friday, a ideia era aumentar o número de sócios e posteriormente aumentar o valor do ticket médio. A ideia é que o valor volte aos R$ 40 e isso contribua de maneira mais significativa com o clube. A gente espera que o torcedor renove o contrato, pois o clube vai precisar muito dessa receita", completou.
O Vasco encerrou a promoção de novos sócios no Natal. A ação dava desconto de 50% em todos os planos nos seis primeiros meses de associação para incentivar a adesão. Antes da campanha, o clube tinha 33 mil sócios e quando o período se encerrou, depois do Natal, os números eram de quase 185 mil. Em dois meses, entretanto, o número caiu para 181.260 pessoas.
Números do sócio:
Maio/2019 - 23.816
Junho/2019 - 24.277
Julho/2019 - 25.719
Agosto/2019 - 26.806
Setembro/2019 - 30.266
Outubro/2019 - 32.192
Novembro/2019 - 122.006
Dezembro/2019 - 185.404
Janeiro/2020 - 183.464
Fevereiro/2020 - 181.576
24/03/2020 - 179.250
27/03/2020 - 179.044