Rio - Com o instinto de sobrevivência aguçado, após se recuperar de uma cirurgia de emergência para a retirada da vesícula que o deixou fora de ação por uma semana, o técnico Joel Santana quer fazer do Vasco um predador na Série B do Brasileiro. Com as garras mais afiadas do que nunca, ele volta a comandar o time nesta terça-feira, pronto para transformar a Portuguesa, às 21h50, no Canindé, em mais uma presa rumo à liderança da competição - que virá em caso de vitória e tropeços da líder Ponte Preta e do vice-líder, Avaí.

Fã de programas do mundo animal e inspirado na lei da selva, onde só o mais forte sobrevive, Joel, que celebra o primeiro mês de sua volta a São Januário, adota um discurso ferino, quase selvagem para motivar seus jogadores.
“Os animais ensinam muita coisa a gente. Como eles caçam, as estratégias para sobreviver... E tem gente que duvida da inteligência deles”, ressalta Joel, mostrando que é preciso matar um leão por dia para vencer na selva do futebol.
LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Vasco
Mais magro, após superar as últimas armadilhas na vida, Joel, feito um leão ferido, rugiu alto e se emocionou durante a coletiva de 48 minutos. Não é para menos. A cirurgia de emergência, a desconfiança da torcida, os 15 meses de desemprego e a chacota dos críticos, que o tacharam de comediante, o deixaram uma fera.
“Sabe o que doeu mais? Foi ficar longe do dia a dia. Nunca fiquei tanto tempo parado e aquilo me amargurava. Se você tira qualquer animal do seu ambiente, ele fica triste, fora do mundo. Até ele voltar e se adaptar é muito difícil. Muitos morrem por causa disso”, frisa.
Com o instinto de caçador aguçado, Joel garante estar com fôlego renovado para levar o Vasco à elite: “Estou restabelecido e rejuvenescido. Saúde é saúde”, disse, usando a Fórmula 1 para definir novas metas na Colina: “A gente tem que vencer, já demos muito ponto de graça. Quando encontrarmos o equilíbrio, vamos andar na pole position. E quem anda na pole não perde mais.”
Time terá pelo menos duas novidades
Joel Santana trabalhou exaustivamente o posicionamento dos jogadores em cruzamentos, no treino desta segunda-feira, em São Januário. O técnico não confirmou a equipe titular, mas a tendência é que Lucas Crispim substitua Thalles, que está na seleção olímpica, e Jordi fique com a vaga de Martín Silva, convocado para a seleção uruguaia. Outra mudança pode ser na lateral. Na segunda, Diego Renan se atrasou por causa do trânsito e treinou entre os reservas.