Por bferreira

Santa Catarina - O Vasco segue sua sina na Série B do Brasileirão. Precisando vencer para se garantir na Primeira Divisão em 2017, o Cruzmaltino jogou muito mal e foi derrotado pelo Criciúma por 1 a 0, neste sábado, em Santa Catarina. Além do péssimo resultado, a situação dos cariocas se complicou mais ainda com as vitórias de Naútico, Avaí e Bahia. Com isso, o Vasco precisa vencer o próximo jogo para não depender de nenhum outro resultado. Ao final da penúltima rodada, o time ocupa o quarto lugar, a apenas dois do Náutico, quinto colocado.

Nenê não conseguiu ajudar o Vasco contra o CriciúmaCarlos Gregório Jr / Vasco.com.br / Divulgação

O Vasco começou o jogo pressionando os donos da casa com Andrezinho acertando o travessão de Luiz. Mas parou por aí. O Criciúma passou a criar várias oportunidades e dominar a partida. E logo no início do segundo tempo, graças a um pênalti bisonho de Diguinho, os catarinenses abriram o placar com Roberto. Com a desvantagem no placar e as vitórias dos principais rivais, o Vasco partiu para o ataque de forma desorganizada e não obteve sucesso. No final, em outro pênalti, Martín Silva evitou um placar mais elástico. No entanto, o zagueiro Luan foi expulso e não pega o Ceará.

Leia também: Diguinho pede desculpas pelo pênalti: 'Tinha que ter pensado um pouco mais'

Publicidade
No próximo sábado, na última rodada da Série B, o Vasco recebe o Ceará precisando vencer. A partida está marcada para São Januário. Se não derrotar os nordestinos, precisa torcer por uma derrota ou empate do Naútico contra o desesperado Oeste.
Publicidade
O JOGO
Mesmo com a escalação defensiva, precavido para não ser surpreendido, o Vasco quase abriu o placar aos cinco minutos. Com precisão, da entrada da área, Andrezinho cobrou falta e acertou a trave. E, apenas quatro minutos depois, praticamente da mesma posição, o meia bateu no ângulo - dessa vez com a bola rolando - e Luiz fez boa defesa.
Publicidade
O domínio vascaíno, contudo, aos poucos, foi esmaecendo. O meio-campo reforçado pouco criava. Mesmo sem grande poder ofensivo, o Criciúma controlava o jogo e dominava a posse de bola. A primeira chance veio após erro de Diguinho, aos 15, quando Roberto driblou dois marcadores e chutou rasteiro. Martín Silva salvou com uma bela defesa.
E o primeiro tempo assim seguiu. O Vasco, cauteloso, embora precisasse da vitória, não conseguia sequer trocar passes - a equipe só finalizou novamente aos 33, em cabeceada sem perigo de Madson. Já o Criciúma até rodava a bola, mas não criava qualquer jogada objetiva. Seu grande momento veio em chute de Roberto que desviou no braço de Rodrigo. Para o desespero da torcida local, o árbitro Leandro Pedro Vuaden nada marcou.
Diguinho cometeu pênalti infantil no segundo tempoCarlos Gregório Jr / Vasco.com.br / Divulgação

Somente nos minutos finais as duas equipes aceleraram o ritmo. Aos 42, sozinho, Ianson cabeceou firme e Martín Silva fez outra boa defesa. E, já nos acréscimos, após cruzamento rasteiro de Douglas, o atacante Thalles recebeu dentro da área, sem marcação, mas chutou sem força e no meio do gol. Sem dificuldade, Luiz defendeu.

Embora a falta de poder ofensivo do Vasco fosse evidente no primeiro tempo, Jorginho optou por Yago Pikachu - no lugar de Bruno Gallo - para a etapa final. Alteração que pouco mudou o panorama do time carioca. E a situação, que já era dramática, ficou ainda pior aos cinco minutos, quando Diguinho derrubou Roberto dentro da área. O próprio atacante bateu o pênalti com tranquilidade e abriu o placar.

Publicidade
O desespero estava estampado na desorganização tática vascaína. Afobado, o time sofria para criar. Éderson ainda foi a campo para aumentar a força ofensiva. Mas, para dificultar a situação, o próprio atacante sentiu uma lesão três minutos depois e deixou o gramado aos prantos. Júnior Dutra entrou em seu lugar.
O jogo, então, ficou aberto. O Vasco se lançou totalmente ao ataque - e criou duas boas oportunidades em finalizações de Nenê, uma delas em cobrança de falta -, mas abriu espaço para os contragolpes. Aos 29, Thalles teve grande chance: após receber passe na entrada da área, bateu colocado e com classe, no ângulo, mas a bola saiu por pouco.
Publicidade
Rodrigo ainda acertou cabeçada no travessão pouco depois, mas o Vasco esbarrou no próprio nervosismo e ainda viu Roberto desperdiçar pênalti no último minuto - para completar, Luan foi expulso no lance. A dramática situação do time carioca, assim, se prolongou até a última rodada da Série B.
FICHA TÉCNICA: 
Publicidade
CRICIÚMA 1 x 0 VASCO
CRICIÚMA - Luiz; Raphael Silva, Nathan e Ianson; Ricardinho, Barreto, Douglas Moreira, Caíque (João Afonso) e Marlon (Clayton); Roberto e Jheimy (Bruno Baio). Técnico: Roberto Cavalo.
Publicidade
VASCO - Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar (Éderson, depois Júnior Dutra); Diguinho, Bruno Gallo (Yago Pikachu), Douglas, Nenê e Andrezinho; Thalles. Técnico: Jorginho
GOL - Roberto, de pênalti, aos sete minutos do segundo tempo.
Publicidade
CARTÕES AMARELOS - Douglas Moreira, Barreto, Ianson, Jheimy e Luiz (Criciúma); Julio Cesar, Bruno Gallo, Andrezinho, Luan, Júnior Dutra e Yago Pikachu (Vasco).
CARTÃO VERMELHO - Luan.
Publicidade
RENDA e PÚBLICO - Não disponíveis.
ÁRBITRO - Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS).
Publicidade
LOCAL - Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).
Com informações do Estadão Conteúdo
Você pode gostar