Governador de São Paulo, João Doria, e o presidente da República, Jair Bolsonaro Agência Brasil
Pesquisa aponta empate em rejeição entre Bolsonaro e Doria na corrida eleitoral de 2022
Instituto PoderData divulgou o resultado da análise que indica a aversão de 60% dos brasileiros aos dois candidatos
Uma pesquisa do instituto PoderData - divulgado nesta sexta-feira - mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), são os pré-candidatos à corrida ao Planalto mais rejeitados pelo eleitorado. Ao todo, 60% dos brasileiros não votariam de jeito nenhum em nenhum dos dois.
Já o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), político que lidera as intenções de voto, possui o menor índice de rejeição entre os demais nomes para 2022. O petista é rejeitado por 39% dos eleitores. Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) aparecem na sequência com 51% e 53% de rejeição entre os eleitores.
Ao questionar qual seria o único candidato que o entrevistado votaria, Lula foi o campeão. São quatro em cada dez eleitores que escolheram o petista como o "único em quem votariam" na eleição presidencial do próximo ano. Bolsonaro aparece na sequência e é a opção única para 27% dos brasileiros. Moro, Doria e Ciro aparecem como a opção exclusiva de 11%, 8% e 7% dos votantes.
Realizada de 19 a 22 de dezembro, o levantamento contou com a participação de 3.000 brasileiros com 494 cidades das 27 unidades da Federação. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais e para menos.